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Prepare a sua frota para o futuro.

França: Express Marée

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Fundada em 1948 e sediada em Lézignan-Corbières, França, a empresa Express Marée, integrada no Grupo STEF, é especialista em transporte e logística para produtos de peixe e marisco em França e no estrangeiro. O gestor técnico, Philippe Barbier, descreve a sua experiência com o ContiPressureCheck™ e o ContiConnect™ numa empresa que tem de cumprir os prazos extremamente curtos da indústria alimentar.

 

Com uma frota de 140 veículos e 250 motoristas, a Express Marée carrega peixe e marisco nos portos da Bretanha e de Pas-de-Calais, embalando e entregando depois os produtos nas suas plataformas em Bordéus, Lézignan e Toulouse. Posteriormente, os produtos são enviados para empresas especializadas do setor (peixarias e bancas de peixe em supermercados de média e grande dimensão) para venda a retalho.

 

“Enquanto empresa de transportes especializada na cadeia de frio, enfrentamos bastantes restrições nas entregas. Depois da pesca, temos 24 horas, no máximo, para entregar o peixe embalado nas várias plataformas”, explicou Philippe Barbier, gestor técnico na Express Marée. Para otimizar a gestão dos pneus da frota, esta transportadora decidiu equipar toda a sua frota de veículos com pneus Continental para longo curso da gama Conti EcoPlus equipados com o ContiPressureCheck, o sistema digital de monitorização da pressão e da temperatura dos pneus do fabricante alemão.

 

“Em 2016, quando ainda não tínhamos a tecnologia de monitorização técnica dos veículos, estudámos as diferentes soluções disponíveis no mercado. Escolhemos muito rapidamente as soluções disponibilizadas pela Continental. Preferimos um produto que garantisse pneus com ‘eficiência de combustível’ juntamente com o ContiPressureCheck e o ContiConnect, ou seja, uma solução já operacional. Os principais objetivos eram, primeiro, aumentar a segurança para os motoristas e, segundo, melhorar a qualidade do serviço e a nossa pegada de carbono. Os pneus foram entregues pré-equipados com sensores, e as carcaças foram instaladas pelo nosso concessionário da Scania. No final de 2017, 80% da frota estava equipada com estes pneus, e as reparações associadas a paragens forçadas desceram rapidamente para metade. Esperamos reduzir ainda mais este número antes do final de 2018, quando toda a frota estiver equipada”, acrescentou Philippe Barbier.


A aplicação das soluções da Continental para prevenir incidentes relacionados com os pneus e evitar tempos de paragem inesperados foi combinada com campanhas de sensibilização dos motoristas. Estas campanhas salientaram a leitura do ecrã de cabina no que diz respeito ao ContiPressureCheck, a importância da pressão dos pneus e as medidas a tomar em caso de aviso de pressão. A Continental complementou esta formação com a publicação de um guia de boas práticas. Estabeleceu-se uma verdadeira parceria entre a empresa e a Continental, sendo um dos objetivos atrair os motoristas para trabalhar na Express Marée devido às excelentes condições de trabalho.

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O segundo passo, que já foi concretizado na sede em Lézignan, consistia em instalar a Yard Reader Station para compilar automaticamente dados sobre os pneus quando os veículos passam pelas instalações da transportadora. Estes dados, transmitidos através dos sensores instalados no interior dos pneus, passariam a estar disponíveis para o gestor da frota no Web Portal do ContiConnect.


A plataforma digital proporciona ao gestor da frota acesso imediato ao estado da frota, permitindo-lhe resolver problemas urgentes e programar a manutenção contínua dos veículos, gerando relatórios específicos que podem ser partilhados com os prestadores de serviços.


Além disso, a plataforma pode enviar automaticamente notificações por correio eletrónico e SMS a terceiros (operações, prestadores de serviços de pneus, etc.) para que estes possam atuar imediatamente se forem identificadas falhas graves na pressão ou na temperatura dos pneus.

 

A renovação dos pneus da frota, a instalação do ContiPressureCheck e a posterior instalação da Yard Reader Station permitem agora à Express Marée otimizar a utilização da sua frota.


A Express Marée assinalou as seguintes vantagens em relação a 2015:

  • Diminuição significativa das falhas nos pneus
  • Redução dos custos com reparações
  • Diminuição das emissões poluentes
  • Menor consumo de combustível
  • Pressão dos pneus totalmente otimizada, o que aumenta o desempenho e a longevidade dos pneus e reforça a segurança.

“A parceria desenvolvida com a Express Marée apoia a política de gestão da qualidade em que a empresa está empenhada, principalmente após a sua certificação no âmbito da ISO 9001, em 2013”, conclui Stéphane Guyonnet, gestor de grandes contas na Continental. “O nosso cliente procura melhorar continuamente os métodos de transporte. As soluções técnicas disponibilizadas pela Continental ajudam-na a alcançar este objetivo e estão em consonância com a política de responsabilidade social corporativa (RSC) da empresa.”