# Fundamentos dos Pneus

Computadores de alto desempenho como cérebro eletrónico do ID.3

Um carro tão fácil de usar como um smartphone

Volkswagen ID.3

Não seria ótimo se o seu carro e, em particular, o seu software fossem tão fáceis de utilizar como o seu smartphone? Se pudesse instalar facilmente aplicações e serviços sempre que quisesse? Mostramos-lhe que esta já não é apenas uma visão futurista.

Testdrive com Ciril Komotar

O vlogger esloveno e jornalista automóvel Ciril Komotar fez-se à estrada por nós e testou o novo Volkswagen ID. 3 totalmente elétrico e, especialmente, os seus pneus. Veja o resultado do seu joyride!

Os automóveis modernos como plataformas eletrónicas

Atrativos e práticos: os automóveis atuais oferecem várias caraterísticas eletrónicas que facilitam a nossa vida. Através de ecrãs de voz ou táteis é possível controlar a maioria das funções e decidir que música se quer ouvir ou para onde se quer ir. E, convenhamos, quem não gosta destas funções e serviços?
Mas por mais convenientes que estas caraterísticas sejam, elas também requerem muito potencial informático. Assim sendo, de onde é que ele provém?

  A eletrónica moderna transmite dados à velocidade da luz e estabelece os alicerces da condução autónoma. A eletrónica moderna transmite dados à velocidade da luz e estabelece os alicerces da condução autónoma.

Até à data, têm sido necessárias várias unidades de controlo eletrónico diferentes nos automóveis para alimentar as suas diferentes funções, tais como o airbag, o sistema de ar condicionado ou a ligação à rede móvel. Um único veículo pode possuir até 100 ou mais unidades de controlo. Além disso, os automóveis modernos de gama média contêm mais de dois quilómetros de cablagem eletrónica, a qual fornece energia aos vários sistemas e lhes permite comunicar uns com os outros. Incrível, certo? 

O carro do futuro exige ainda mais

À medida que os automóveis se desenvolvem e a eletromobilidade e a condução autónoma se tornam cada vez mais comuns, os requisitos mais elevados dos veículos modernos serão demasiados para que a eletrónica dos modelos atuais possa ser utilizada. A condução autónoma, em particular, irá gerar enormes volumes de dados, e a complexidade aumentará tremendamente conforme os veículos forem ficando cada vez mais interligados.

O supercérebro inovador

O novo protótipo do Volkswagen ID.3 está adaptado a estes requisitos e é construído com base numa arquitetura totalmente nova. O carro vem equipado com dois computadores de alto desempenho. Um deles - o denominado "cérebro eletrónico" do ID.3 - é desenvolvido pela Continental. Tem como função gerir as várias funcionalidades e fluxos de dados no automóvel, assemelhando-se a um cérebro humano. Com uma placa de circuito aproximadamente do tamanho de uma folha de papel A4, o computador possui velocidades de transmissão de dados muito superiores às da cablagem normal.

A placa de circuito é a peça fulcral do computador de alto desempenho. A placa de circuito é a peça fulcral do computador de alto desempenho.
É para nós um enorme sucesso que o nosso modelo de servidor esteja atualmente a ser produzido em série na Volkswagen. Não se trata apenas de uma nova era no desenvolvimento de complexas arquiteturas eletrónicas, mas de um importante marco na transformação digital.

- Helmut Matschi, Diretor da Área de Negócios de Redes de Veículos e Informação

Para si, como condutor, o que significa o computador de alto desempenho?

Simplificando: uma flexibilidade quase infinita. Pode instalar facilmente as suas aplicações e serviços preferidos no carro, tal como faria num smartphone. As lacunas de segurança podem ser corrigidas remotamente, e em breve será mesmo possível instalar novas funções de condução sem ter que levar o carro à oficina - tudo será feito sem fios através da rede de comunicações móveis ou WiFi.
Para si, isto significa que o carro permanecerá atualizado mesmo anos depois da sua compra. Os computadores de alto desempenho também fazem com que a devolução dispendiosa de produtos causados por erros de software seja algo pertencente ao passado.

  Elevada potência informática para veículos totalmente elétricos e totalmente ligados em rede. Elevada potência informática para veículos totalmente elétricos e totalmente ligados em rede.

Pneus feitos à medida para o ID.3 totalmente elétrico

Para além da incorporação destas inovações eletrónicas, existem também requisitos especiais relativamente aos pneus do ID.3 e ao seu contacto com a estrada. É com orgulho que também equipamos o ID.3 com os nossos pneus otimizados para o automóvel totalmente elétrico. Estes fornecem:

  • baixa resistência ao rolamento, o que poupa energia e ajuda a proporcionar o máximo alcance possível entre as cargas
  • baixo ruído pneu/estrada para conforto dos passageiros
  • flancos com um design aerodinâmico para reduzir o arranque aerodinâmico do veículo
  • mobilidade mesmo em caso de um furo, graças à tecnologia ContiSeal™ da Continental
The Volkswagen ID.3 on Continental tires with low rolling resistance.

Manter a mobilidade mesmo em caso de um furo: Os pneus do ID.3 estão equipados com ContiSeal™

  • ContiSeal™ reduz os efeitos dos danos no piso dos pneus: furos até 5 mm de diâmetro (por exemplo, causados por um prego) são selados imediatamente graças a uma tecnologia exclusiva.
  • Mobilidade constante e quilometragem inalterada - sem necessidade de uma paragem imediata ou de uma mudança de pneu na berma da estrada.
  • Desempenho de condução ilimitado, semelhante ao de um pneu em funcionamento normal sem a tecnologia ContiSeal™.

Aliamos elevado desempenho à mobilidade sustentável

Os nossos pneus para o ID.3 são especialmente adaptados às caraterísticas individuais do veículo e são facilmente reconhecíveis pela marcação ⊕ da Volkswagen situada na parede lateral. Este símbolo comprova que os pneus foram submetidos a vários testes e que garantem qualidade, conforto, desempenho e eficiência, tornando-os perfeitos para o ID.3. O pneu EcoContact™ 6 foi o escolhido para equipar e responder aos requisitos particulares do ID.3.

EcoContact 6

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