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Porquê a Continental

Instruções de segurança para montagem de pneus

Para pneus de automóveis ligeiros da Continental

Esta instrução de segurança de montagem de pneus é válida para todas as marcas de pneus da Continental AG e não se destina a fornecer formação adequada ou procedimentos de serviço para montagem de pneus. Deixe essas tarefas para profissionais qualificados do serviço de pneus.

Tire Mounting Safety Instruction - exclamation mark

AVISO DE SEGURANÇA!

Montar pneus em jantes pode ser perigoso.

A montagem do pneu deve ser realizada apenas por um profissional qualificado.

Nunca execute procedimentos de serviço de pneus sem treinamento, ferramentas e equipamentos adequados. Tentar montar pneus com ferramentas incorretas, danificadas ou insuficientes e / ou sem aplicar os procedimentos corretos pode resultar na explosão do pneu, causando ferimentos graves ou morte.

Sempre leia, entenda e siga quaisquer avisos do fabricante contidos nos manuais do proprietário, no equipamento, listados em sites e / ou moldados na parede lateral do pneu.

Nunca encha um pneu desprotegido. Nunca fique de pé, incline-se ou alcance o conjunto de aro do pneu durante a inflação. Fique bem longe de qualquer pneu que esteja sendo inflado, considerando as condições locais.

Garanta o equipamento de proteção individual adequado, por exemplo, óculos de segurança, proteção auditiva, sapatos de trabalho.

Para sua segurança pessoal e de terceiros:


Aspetos gerais:

  • Os pneus devem corresponder aos requisitos de largura e diâmetro das jantes e ser aprovados como uma combinação para o modelo de veículo em questão. Por exemplo, pneus de 17 polegadas de diâmetro devem ser montados apenas em jantes de 17 polegadas de diâmetro, não em jantes de 17,5 polegadas. Se um pneu for montado erroneamente numa jante de tamanho incorreto, não o remonte na roda adequada - descarte-o. Pode ter sido danificado internamente (o que não é visível externamente) por ter sido perigosamente esticado e pode falhar durante a montagem ou em circulação.
  • Somente jantes de tamanho correto em boas condições de limpeza e livres de ferrugem ou corrosão devem ser usadas. Elas não devem estar danificadas, deformadas ou gastas.
  • Os pneus devem estar livres de danos e o interior dos pneus deve estar livre de materiais estranhos.
  • Ao instalar novos pneus com câmara-de-ar, use sempre câmaras-de-ar novas. Como os tubos se esticam em serviço, há o risco de formação de dobras nos tubos antigos, portanto, os tubos reutilizados podem rasgar repentinamente.
  • Os pneus sem câmara só devem ser montados em jantes projetadas para pneus sem câmara, ou seja, jantes com lombadas ou saliências de segurança.
  • Por razões de segurança, os pneus sem câmara devem sempre ser equipados com válvulas novas. Respeite as pressões máximas permitidas para válvulas de acordo com as especificações dos fabricantes de válvulas - normalmente 450 kpa (4,5 bar) / 65 psi para válvulas de borracha de encaixe. Acima dessa pressão, válvulas de metal ou válvulas de encaixe de alta pressão são obrigatórias.
  • Se um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) for usado, consulte a recomendação do fabricante se o sensor deve ser reparado ou substituido durante a troca do pneu.


Desmontagem de pneus:

  • Antes de um pneu ser retirado da jante, a inserção da válvula deve ser desaparafusada e removida para garantir que a pressão restante seja libertada completamente.


Montagem do pneu:

  • Sempre cubra os talões do pneu e a jante com um lubrificante de encaixe de pneu permitido antes da montagem. Lubrificantes à base de silicone, petróleo ou solvente não devem ser usados ​​para este propósito.
  • Enquanto o pneu está a ser inflado, a jante deve permanecer firmemente presa na máquina de montagem.
  • Se o pneu for montado em uma máquina que não possui um dispositivo de travamento positivo para segurar o aro, a inflação deve ser feita em uma gaiola de segurança ou outro dispositivo de retenção.
  • Nunca coloque substâncias inflamáveis ​​em conjuntos de pneu / aro em nenhum momento. Nunca coloque qualquer substância inflamável em um conjunto pneu / aro e tente pegar fogo para assentar os talões. Esta prática é extremamente insegura e também pode causar danos não detetados ao pneu ou aro, que podem resultar em falha do pneu em serviço.
  • Ao instalar pneus de carro sem câmara, deve-se tomar cuidado para garantir que os talões do pneu vindos da base do poço primeiro passem pela protuberância no ombro do aro. Para evitar rachaduras no núcleo do cordão, a pressão “pop” necessária não deve exceder 330 kpa (3,3 bar / 48 psi). Se o pneu não estalar no lugar mesmo com essa pressão, a pressão deve ser liberada e a causa identificada e eliminada. Em seguida, o procedimento pode ser repetido.
  • Somente quando os talões do pneu estiverem assentados corretamente no ombro do aro, a pressão pode ser aumentada para suportar o melhor assentamento do talão e ajuste otimizado nos flanges do aro. No entanto, essa "pressão de assentamento" nunca deve exceder 400 kpa (4,0 bar) / 58 psi.
  • Para alguns países, diferentes valores de pressão máxima de montagem foram estabelecidos pelas respetivas organizações de padronização locais. Consulte a tabela abaixo que mostra exemplos para alguns países a fim de respeitar os padrões locais (situação em julho de 2018, sem garantia de integridade, atualidade e exatidão).


       

PAÍS       

MÁXIMA PRESSÃO DE MONTAGEM

PADRÃO

        

Alemanha


Pressão Pop: 330 kpa (3,3 bar) / 48 psi

Pressão de assentamento: 400 kpa (4,0 bar) / 58 psi      

WDK


       

EUA/CAN

275 kpa (2,75 bar) / 40 psi

RMA/USTMA       

       

Brasil

275 kpa (2,75 bar) / 40 psi

ALAPA

       

Japão             

300 kpa (3,0 bar) / 44 psi

JATMA

  • Assim que o pneu estiver montado corretamente, ajuste a pressão para a pressão de operação especificada pelo fabricante do veículo.


Rodar pneus furados (SSR):

• Devido à tecnologia especial envolvida, os pneus SSR run flat podem ser montados e removidos apenas por oficinas especificamente formadas e certificadas pela Continental. Instruções / vídeos detalhados de montagem para pneus SSR run flat estão disponíveis em www.conti-ssr.com.