A característica diferenciadora de um pneu de desempenho ultraelevado não é apenas o tamanho –18 polegadas de diâmetro ou mais – mas também a sua competência superior nas situações mais exigentes. Se o seu automóvel estiver equipado com um conjunto de pneus UHP, obterá uma condução desportiva, mudanças de faixa mais suaves e também uma maior precisão da direção e estabilidade em curva.
Os engenheiros da Continental trabalharam incansavelmente para desenvolver uma gama de pneus UHP que aguentem as velocidades, os binários e as forças-G maiores produzidos pela potência extra, travões melhorados e suspensão afinada para condução desportiva do veículo. Estes pneus irão proporcionar características de desempenho e margens de segurança em que pode confiar, para que possa relaxar e apreciar a viagem.
Características | Situação | Pneus standard | Pneus de desempenho |
Piso seco | Condução em superfícies secas | + | |
Piso seco | Travagem em superfícies secas | + | |
Piso molhado | Travagem em superfícies molhadas | + | |
Piso molhado | Aquaplanagem | + | |
Piso molhado | Condução em superfícies molhadas | + | |
Neve | Condução em neve sólida | + | |
Neve | Tração em neve mole, profunda | + | |
Neve | Travagem em neve mole, profunda | + | |
Gelo | Condução no gelo | + |
Os pneus UHP da Continental foram especialmente concebidos para carros de elevado desempenho. Proporcionam um comportamento excecional e curvas precisas para os condutores que precisam de níveis de segurança sem cedências, com distâncias de travagem mais curtas em estradas com piso molhado e seco.
Ao longo do tempo, os conceituados engenheiros e técnicos da Continental desenvolveram um vasto número de tecnologias para melhorar consideravelmente as características de desempenho do pneu.
Inicialmente, estas tecnologias eram exclusivamente destinadas ao desenvolvimento dos pneus UHP, mas agora também podem ser encontradas nos pneus de equipamento de origem e de substituição.
Em baixo encontra três das mais importantes tecnologias e materiais atualmente utilizados e um resumo das propriedades que os tornam tão únicos.
Mais do que um composto de borracha, o Black Chili baseia-se nas descobertas mais recentes da investigação relativa a polímeros e matérias-primas. Um “Micro Composto de Flexibilidade” assegura uma interligação otimizada entre o pneu e a superfície da estrada, proporcionando melhor aceleração e distâncias de travagem mais curtas a altas e baixas temperaturas– tanto em condições de piso molhado como de piso seco.
A precisão da direção é melhorada por um padrão do piso interior e exterior que proporciona um extraordinário apoio às forças laterais durante as curvas. O Force Vectoring possui um avançado “Desenho de Macroblocos” com nervuras centrais rígidas e sulcos côncavos assimétricos longitudinais para melhorar significativamente a estabilidade geral.
O material de reforço denominado Aralon 350 aumenta a capacidade de carga do pneu na condução a alta velocidade. Embutida na borracha, imediatamente abaixo do piso, encontra-se uma fibra têxtil sintética que se comporta como uma cinta de aço adicional. Proporciona estabilidade adicional para contrariar as forças centrífugas maciças que são geradas a velocidades muito altas.
Korbach é uma das instalações mais importantes para a Continental na Alemanha e é tradicionalmente um dos centros tecnológicos da empresa que lideram a nível mundiais.
O Centro de Tecnologia de Alto Desempenho (HTPC) está operacional desde junho de 2016 e atualmente produz pneus extremamente sofisticados para altas velocidades em carros desportivos e SUVs. Cerca de 350.000 pneus saem da linha de produção por ano.
E também é um local de montagem. Foi em Korbach que a tecnologia Black Chilli teve a sua origem, inicialmente como um produto da divisão de desenvolvimento de pneus para bicicletas. Doze mil metros de espaço são agora disponibilizados para máquinas concebidas para produção de alta qualidade, para fabricar pneus de teste e protótipos e para testar novos e inovadores métodos de produção.