# Danos e Idade dos Pneus

Substituição dos pneus

Informações importantes sobre a idade dos seus pneus

Alguns factos

Quando substituir os pneus

  • Deve substituir os pneus quando a profundidade do piso for inferior a 1,6 mm, que é o limite legal. Tenha em conta que a condução segura em condições climatéricas de chuva e neve é afetada pela profundidade do piso, pelo seu desenho e pelo seu composto de borracha.
  • Em estradas molhadas ou com neve, o desempenho da travagem diminuirá progressivamente à medida que a profundidade do piso for diminuindo. Em estradas molhadas, há um risco adicional de aquaplanagem com a perda de profundidade do piso. Portanto, verifique os seus pneus regularmente, reduza a velocidade em estradas molhadas e com neve e considere substituir os pneus atempadamente.
  • Todos os pneus (incluindo os pneus sobresselentes) com mais de dez anos devem ser retirados de circulação e substituídos por pneus novos.
  • Verifique a idade física de qualquer pneu de automóvel examinando as marcações na parede lateral do pneu a seguir ao símbolo "DOT".

 

Uma questão frequente sobre a manutenção dos pneus diz respeito à sua vida útil. Quanto tempo duram os seus pneus até que deva substituí-los?

A resposta depende de diferentes fatores tais como o seu estilo de condução, o desenho do piso do pneu, o clima local, as condições da estrada, e a frequência com que o carro é utilizado.

Outro fator a considerar é você, o condutor. Assim como no resto do veículo, o condutor tem um papel essencial no cuidado e manutenção dos pneus nas suas rodas; quanto melhor cuidar deles, maior será a sua duração. Também é responsável por decidir quando é altura de substituir os pneus usados por pneus novos.

Utilize as diretrizes que se seguem para avaliar o ponto de vida útil máxima dos seus pneus. Na eventualidade de ainda ter dúvidas adicionais, consulte um profissional no seu revendedor local de pneus; eles terão todo o prazer em ajudar.

Cuidados a ter com os pneus para prolongar a sua vida

A Continental fabrica e desenvolve os seus pneus para fornecer milhares de quilómetros de um excelente serviço. Obtenha o máximo benefício dos seus pneus, tendo o cuidado de evitar danos resultantes de uma utilização inadequada que possam encurtar o seu tempo de vida.

As condições a que submete os seus pneus durante o uso diário - pressão de enchimento, carga, velocidade, acidentes rodoviários, etc. - são fundamentais para determinar a sua vida útil. O mesmo se aplica à rotação regular e ao armazenamento adequado dos seus pneus. Mas como as condições variam muito de carro para carro e de condutor para condutor, é impossível aplicar previsões universais sobre o tempo de vida útil de um pneu.

Checking tire profil regularly

No entanto, pode ser proativo e aumentar a longevidade dos seus pneus através de uma manutenção adequada. Para evitar a compra antecipada de pneus de substituição, os aspetos a considerar incluem:

  • Verificar regularmente a pressão dos pneus;
  • Efetuar uma rotação uniforme entre os pneus traseiros e dianteiros, esquerda e direita dependendo do desenho do piso;
  • Manter o alinhamento adequado da roda e do eixo;
  • Verificar o desgaste do piso (1,6 mm é o limite legal);
  • Inspecionar os pneus para detetar desgaste visível ou danos;
  • Prestar atenção à qualidade da condução durante as viagens.

Verificar a idade dos pneus

Eis uma dica simples para determinar a idade dos seus pneus; está escrita na parede lateral! Pode calcular a idade física de qualquer pneu automóvel examinando as marcações na parede lateral do pneu, a seguir ao símbolo "DOT":

  • Os últimos quatro números indicam a data do fabrico do pneu
  • O primeiro par destes quatro números identifica a data do fabrico correspondente à semana (que varia de "01" a "53").
  • O último par de números indica o ano de fabrico.

Por exemplo, um pneu com um DOT de XXXXXXX1022 significa que foi fabricado durante a 10ª semana de 2022.

Checking tire pressure

Alguns pontos a referir sobre os pneus mais antigos

Tenha o seguinte em atenção quando inspeciona as marcações no flanco do pneu:

  • Os pneus produzidos antes do ano 2000 possuem três números em vez de quatro para indicar a data de produção do pneu.
  • ·Nos anos 90, a Continental adicionou um triângulo (◄) ao final da sequência de carateres. A razão para tal é para distinguir um pneu construído nos anos 90 de um fabricado nas décadas anteriores.

Como exemplo, um pneu com a informação "DOT XXXXXXX274◄" foi fabricado na 27ª semana de 1994.

Quantos anos duram os pneus?

A Continental não tem conhecimento de quaisquer dados técnicos de referência relativos à retirada de serviço de pneus que ultrapassaram uma idade específica. Mas aplica-se aos pneus do seu veículo o mesmo princípio que se aplica a qualquer outra parte do seu automóvel - a idade importa.

Tal como outros membros da indústria de pneus e automóvel, a Continental aconselha que todos os pneus (incluindo os pneus sobresselentes) fabricados há mais de dez anos devem ser retirados de serviço e substituídos por pneus novos.

Há que seguir este conselho, mesmo que:

  • Os pneus pareçam estar em bom estado e utilizáveis com base no seu aspeto exterior.
  • O desgaste do piso não tiver ultrapassado o limite mínimo legal (1,6 mm).

Em suma, mesmo que um pneu com mais de dez anos possa parecer adequado para a condução, continuamos a recomendar que compre pneus novos para o seu carro. Os condutores não podem depender da inspeção visual para detetar fissuras na borracha, desgaste do piso, ou outros sinais de deterioração decorrentes da idade do pneu. Embora os pneus possam parecer perfeitamente funcionais, a sua idade é um fator determinante para a sua substituição.

Alguns fabricantes de veículos podem recomendar uma idade cronológica diferente para a substituição de um pneu. Essa orientação advém da sua perceção sobre a aplicação específica do veículo; a Continental recomenda aos condutores que prestem especial atenção a estas instruções.

Em qualquer caso, a maioria dos pneus necessitará provavelmente de substituição devido ao desgaste do piso ou a outras causas antes de qualquer período de remoção recomendado. Por outro lado, o período de remoção indicado não atenua de forma alguma a responsabilidade do condutor de substituir pneus desgastados sempre que necessário.

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