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Driving in snow

Condução na neve

Dicas para conduzir na neve

Alguns factos: Como conduzir com tempo de neve

  • Conduza o seu veículo devagar e de forma suave, incluindo os travões, a direção, a aceleração e as mudanças.
  • Acelere cuidadosamente, utilizando baixas rotações e passe para uma mudança superior assim que possível.
  • Mantenha uma distância de travagem maior entre o seu carro e o veículo à sua frente.
  • Se o carro começar a derrapar, tente não entrar em pânico. Utilize a direção de forma suave. Não retire as mãos do volante nem faça travagens bruscas.
  • Ligue os faróis. Se a visibilidade ficar abaixo dos 100 m, ligue os faróis de nevoeiro. Mas não se esqueça de os desligar assim que a visibilidade melhorar.
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As condições de inverno podem ser especialmente difíceis para os condutores. As temperaturas gélidas, a baixa visibilidade e as condições de piso escorregadio na estrada aumentam o risco de perda de controlo do veículo e o risco de acidente.

Por isso, quando chega o tempo de neve, é essencial tomar as devidas precauções para si e para o seu veículo. Além disso, a adoção de uma abordagem diferente no seu estilo de condução ajudá-lo-á a evitar situações complicadas. Eis algumas dicas úteis para uma condução segura na neve.

Instale Pneus de Inverno

Em primeiro lugar, os pneus. Verifique regularmente o desgaste do piso e substitua-os se necessário. Na maior parte dos países, o limite estabelecido por lei para a profundidade do piso dos pneus é de 1,6 mm, mas os especialistas em segurança da Continental aconselham um mínimo de 3 mm para a segurança em piso molhado e 4 mm para os pneus de inverno. Verificar se os pneus estão com a pressão correta também melhorará a manobralidade e a eficiência de combustível do seu carro.

Deve também ponderar se instala pneus de inverno ou pneus para todas as estações no seu carro. Os pneus de inverno possuem um padrão do piso exclusivo para uma melhor tração na neve e no gelo e utilizam um composto de borracha único que mantém a flexibilidade em condições frias e molhadas. Deve adquirir os pneus certificados com um símbolo de floco de neve com três picos de montanha na parede lateral.

Antes de conduzir

  • Antes de começar a sua viagem, estude o percurso que vai fazer e demore o tempo que for necessário a chegar ao seu destino. Verifique as previsões meteorológicas locais e as atualizações de trânsito para antecipar eventuais perturbações. Planeie o seu percurso escolhendo estradas principais, uma vez que é muito mais provável que nessas estradas tenha sido efetuada a remoção de neve e colocação de sal de degelo.
  • Antes de partir, retire toda a neve das janelas, dos espelhos, das luzes e do tejadilho do seu carro; conduzir com neve no carro é perigoso e pode resultar numa infração. Se, por exemplo, cair uma quantidade considerável de neve do seu carro, isso irá obstruir a visibilidade dos outros condutores.
  • Encha o reservatório para o líquido limpa-para-brisas com uma concentração elevada de anticongelante para que o líquido não congele no vidro. O interior do para-brisas também precisará de ser desembaciado. É proibido conduzir sem ter visibilidade total em todos os vidros do seu carro.
  • O depósito deve estar totalmente abastecido, pelo que deve passar pelo posto de abastecimento mais próximo antes de iniciar a viagem.
  • Deve ter por perto um par de óculos de sol de qualidade, que poderão reduzir o encandeamento provocado pelo brilho do sol baixo de inverno na neve. E mantenha o seu telemóvel totalmente carregado, com o número de um serviço de assistência, para poder ligar imediatamente caso precise de ajuda.
  • Para se preparar para uma potencial avaria na berma da estrada, prepare um kit de emergência com comida, bebidas, uma lanterna e alguma roupa e guarde-o na bagageira. Também é útil ter um colete de elevada visibilidade, um triângulo de pré-sinalização e um estojo de primeiros socorros.
  • Quando estiver pronto para conduzir, certifique-se de que está a usar calçado seco e confortável. Tente evitar levar neve consigo para o interior do carro; quando esta neve derreter, formar-se-ão poças e os pedais ficarão escorregadios.

Como conduzir em estradas com neve e com gelo

A regra de ouro é que todos os controlos do seu veículo – incluindo os travões, a direção, a aceleração e as mudanças – devem ser manobrados lenta e suavemente.

  • Acelere o veículo cuidadosamente utilizando baixas rotações e passe para uma mudança mais elevada assim que possível. Circule a baixa velocidade, esteja atento a possíveis perigos e demore o tempo necessário para travar e conduzir. Para reduzir a possibilidade de derrapagem, utilize a segunda mudança em vez da primeira.
  • Aumente a distância de travagem entre o seu carro e o veículo à frente, especialmente em condições como chuva, gelo e neve; mantenha uma distância até dez vezes superior à recomendada.
  • Quando inicia ou prossegue a subida de uma montanha, deixe bastante espaço à frente do carro para poder manter uma distância estável sem precisar de passar para outra mudança ou de acelerar.
  • Na descida da montanha, utilize uma mudança baixa e evite travar a não ser que seja absolutamente necessário. Mais uma vez, certifique-se de que deixa muito espaço entre o seu carro e o que está à sua frente.
  • Reduza a mudança e utilize a travagem do motor para abrandar o carro, mas se precisar de usar os travões, faça-o com suavidade.
  • Quando se aproximar de uma curva, comece a travar antes de começar a virar o volante. Se o seu carro perder aderência, tente não entrar em pânico; o melhor a fazer é libertar um pouco o acelerador e manter as rodas na direção para a qual pretende viajar.
  • Se o carro começar a derrapar, tente não entrar em pânico. Utilize a direção de forma suave. Se a traseira do carro estiver a deslizar para a esquerda, por exemplo, então vire para a esquerda. Não deve em circunstância alguma retirar as mãos do volante nem fazer travagens bruscas.
  • Quando conduzir com neve intensa, certifique-se de que liga os faróis. Não dependa apenas das luzes diurnas permanentes. Se a visibilidade ficar abaixo dos 100 m, ligue os faróis de nevoeiro. Mas não se esqueça de os desligar assim que a visibilidade melhorar.
  • Se não houver sal de degelo nas estradas, evite conduzir nos trilhos deixados pelos pneus dos outros veículos; a neve amontoada é mais gélida do que a neve fresca.

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