#Desempenho

Dia do Tuning da Continental 2019

Manter os pés assentes na terra com tuners discretos e os seus carros de elevado desempenho

Car at Conti Tuning Day 19

O tuning é uma questão de superlativos. Os melhores do tuning ganham a vida a tornar os carros mais rápidos, mais rebaixados, mais vistosos e mais potentes – e, claro, mais exclusivos e dispendiosos. No entanto, uma espreitadela aos bastidores revela que as pessoas que criam o aparentemente inatingível são tudo menos inacessíveis. Os especialistas de carros por detrás das melhores empresas de tuning do mundo são, no fundo, apreciadores de carros orgulhosos do seu trabalho, que gostam de deslumbrar o público com os resultados impressionantes. É uma das razões porque adoram a oportunidade de se reunirem com colegas, fãs e jornalistas automobilísticos para o Dia do Tuning da Continental. Duas vezes por ano, o evento na pista de testes Contidrom permite que os tuners mostrem o melhor do seu portfólio subordinado a um tema específico e convidem um grupo limitado de pessoas para os acompanhar. O segundo Dia do Tuning deste ano apresentou apenas SUV modificados, exóticos mesmo tendo em conta os elevados padrões de originalidade desta indústria.

Dia do Tuning da Continental 2019

Michael Schneider, Diretor de Tuning da Continental, explica a escolha pouco comum: “Não é muito frequente fazermos este tipo de tema, porque os veículos desportivos suscitam geralmente mais interesse, mas atualmente os SUV estão a dar que falar e a gama é vastíssima. Normalmente, as descrições focam-se nas suas capacidades todo-o-terreno, mas o que é fascinante para os participantes do Dia do Tuning é a rapidez de um SUV na nossa pista. Os tuners dão-nos uma ideia do que conseguem fazer com SUV.”    

Atualmente os SUV estão a dar que falar e a gama é vastíssima.

Michael Schneider, Diretor de Tuning na Continental

 

Antes de estarem lado a lado com os melhores da indústria do tuning, o Dia do Tuning da Continental apresenta aos convidados o mundo dos pneus de ultraelevado desempenho (UHP) e ultra ultraelevado desempenho (UUHP). Um profissional que trabalha com empresas de tuning para criar pneus personalizados para os seus veículos explica as especificações deste produto de nicho e o processo de desenvolvimento subjacente. A função principal do departamento de Tuning da Continental é conceber e implementar alternativas aos pneus standard em colaboração com os tuners que precisam desses pneus para finalizar os carros modificados. Em linha com o espírito do mundo do tuning de “maior, melhor, mais rápido”, os pneus destes carros também têm de ser maiores, mais largos e, claro, acima do padrão. O Dia do Tuning da Continental é uma oportunidade rara para os visitantes descobrirem este processo.

As estrelas todo-o-terreno modificadas no Dia do Tuning da Continental 2019

A seguir, os participantes são enviados para o circuito molhado de manobras para experienciarem em primeira mão a aderência superior dos pneus da Continental, e depois seguem para a pista slalom, para testar as suas competências automobilísticas. Finalmente, a oportunidade de ir ao lado do especialista num veículo único que este carinhosamente criou é o ponto alto do dia – e tira todas as dúvidas relativamente à simpatia dos tuners. Na realidade, esta interação com uma audiência que não pertence à indústria não só é bem-vinda, como benéfica para ambas as partes, tal como Schneider referiu: “Para se destacarem, os tuners dependem muito de criatividade contínua, pelo que apreciam a inspiração e a crítica construtiva. No Dia do Tuning, temos um intercâmbio animado. Os visitantes podem sentar-se no carro durante as voltas à pista e fazer todo o tipo de perguntas, mas também partilham opiniões valiosas. Faz tudo parte do conceito”.

Apesar da escala do evento e do calibre dos veículos presentes, o Dia do Tuning da Continental tem um ambiente relativamente intimista. Afinal, todas as melhores empresas de tuning que trabalham ao nível exigido para receberem um convite estão sediadas perto da sede em Hanover da Continental e da pista de testes Contidrom. A sua participação anual neste evento, uma constante no calendário da indústria, é um dado adquirido e tem contribuído significativamente para o espírito de colegialidade entre as empresas concorrentes. Apesar de algumas empresas alemãs de tuning terem atingido uma dimensão muito maior, as suas raízes estão aqui neste contexto local e entusiasta. Mesmo depois de 17 anos no setor, 95% dos contactos de Schneider não mudaram. A rotatividade mínima revela a estabilidade inesperada no âmago de um mundo dedicado essencialmente à mudança, velocidade e inovação.

O desempenho começa com os pneus

“Toda a gente gosta do seu trabalho”, segundo Schneider, “e isso pode parecer fácil, mas primeiro é preciso encontrar essa alegria. Quando se consegue, pode durar muito tempo. Atualmente muitos dos tuners são não só grandes amigos, mas também criaram uma associação para tratar de questões específicas da indústria, tal como a regulamentação das emissões, e resolvê-las em conjunto. Não existem assim tantos tuners no mundo inteiro. Por acaso, a Alemanha é o país onde é fabricada a maioria dos veículos que os tuners consideram interessantes. Existem outros tipos de tuning, por exemplo, nos EUA e no Japão, mas neste caso os carros também têm de cumprir testes rigorosos para circulação rodoviária. Algumas empresas de tuning como a Brabus, AC Schnitzer e Decker até dão dois anos de garantia – isso é mais do que dá o fabricante. É um nível completamente diferente de tuning e isso mostra que o trabalho é da mais alta qualidade. Em última análise, o que nos interessa é que os parceiros de tuning com quem trabalhamos cumpram os nossos requisitos de segurança – e eles realçam o seu compromisso para com a segurança equipando os seus carros com pneus Continental personalizados.”

Cars at Conti Tuning Day

Outros conteúdos