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O FUTURO DA CONECTIVIDADE DE AUTOMÓVEIS CHEGOU

Imagine abrir o seu carro com o smartphone, entrando para olhar pelo pára-brisas que se ajustou automaticamente às condições do tempo lá fora. Ao longo da sua viagem, o seu carro altera a rota com base numa rede de condutores inteligente para evitar congestionamentos. Recebe alertas ao longo do caminho de ciclistas próximos, secções molhadas da estrada ou quaisquer outros obstáculos. O carro ajusta-se automaticamente se se desviar da trajetória. Também recebe alertas sobre um pneu com baixa pressão e quaisquer outros problemas de manutenção. Quando chegar ao trabalho, saia e deixe o carro estacionar automaticamente num lugar livre gratuito.

 

O futuro é realmente aqui e agora.

 

Os carros do futuro serão máquinas baseadas em software, conectadas a smartphones, em rede por satélite e compatíveis com a nuvem, capazes de analisar e aprender a partir de dados e se comunicar com motoristas e outros carros. A questão é que o futuro está realmente aqui e agora. Alguns carros produzidos hoje vêm com mais de 50 recursos de conectividade. Essa conectividade permite que os veículos informem os motoristas sobre as condições da estrada e do tráfego, diminuindo assim o risco de acidentes nas estradas, além de fornecer um acesso mais intuitivo aos sistemas de infoentretenimento ou a liberdade de controlar um veículo de fora do carro. Em última análise, melhorará drasticamente a segurança, o conforto e a conveniência de dirigir, não apenas para os motoristas, mas também para os pedestres.

A telemática é um tema central quando se trata de conectividade automotiva, pois envolve a transferência de dados em tempo real por longas distâncias. A telemática consiste em hardware e software, que incorporam algum tipo de comunicação celular, essencialmente convertendo veículos em estações de informação. O Módulo de Antena Inteligente da Continental, uma interface entre o carro e o mundo exterior, usa telemática para permitir que um carro receba e compartilhe informações com infraestrutura, outros carros, smartphones, redes celulares, navegação por satélite e transmissão de rádio. Essencialmente, permite que o seu carro detete de forma inteligente os arredores, comunique-se com pessoas e outros veículos em tempo real, preveja problemas e tome medidas para evitar ameaças potenciais.

VEÍCULO PARA TUDO (V2X)

Câmaras, sensores e radares de veículos permitem que ele detete e analise todo o seu entorno.

Câmaras, sensores e radares de veículos permitem que ele detete e analise tudo o que o rodeia.

A comunicação de veículo a veículo (v2v) envolve carros compartilhando dados sobre velocidade e condições da estrada para criar uma rede ad-hoc entre os veículos, sem um servidor. Por exemplo, um carro pode se comunicar diretamente com outro carro sobre gelo preto em uma estrada quase em tempo real. A comunicação do veículo para a infraestrutura (V2I), por outro lado, utiliza sistemas de visão computacional, como câmeras frontais inteligentes para detectar sinais de trânsito ou obstáculos, avaliá-los e, em seguida, alertar o motorista. Mas essas tecnologias não são mais mutuamente exclusivas - elas trabalham continuamente em paralelo para permitir a comunicação V2X.

O algoritmo de processamento de imagem inteligente da Continental reconstrói a imagem sob o veículo e a posiciona na visão surround fornecida por satélites e radares para fornecer uma visão verdadeiramente abrangente ao redor do carro. Se o sistema deteta outro usuário da estrada perto do veículo, por exemplo, ele inicia automaticamente a frenagem de emergência para evitar uma colisão. Perspetivas de visão aérea fornecidas por satélites podem permitir que os carros do futuro identifiquem um motociclista se aproximando rapidamente por trás e o sistema pode alertar o motorista ou até mesmo impedir que o veículo mude de faixa conforme planejado. Funcionalidades futuras podem até medir a atividade cerebral de um motorista, prever e antecipar seu comportamento e impedi-lo de se envolver em práticas de direção inseguras.

VEJA O ENQUADRAMENTO COMPLETO

Câmaras de satélite fornecerão informações sobre o tráfego e as condições das estradas e as comunicarão aos carros.

Câmaras de satélite fornecerão informações sobre o tráfego e as condições das estradas e as comunicarão aos carros.

Tecnologia semelhante utiliza um "sistema inteligente de enxame" e sistemas de câmaras para classificar as condições da estrada e criar um gráfico de fricção dinâmico para prever quão bem os pneus do carro irão aderir à estrada em questão. O eHorizon da Continental usa essa tecnologia para reconhecer mudanças nos limites de velocidade, topologia, marcações de faixa ou seções escorregadias na estrada. Ele pode interpretar o estado de toda a rota, alertar sobre pedágios da cidade e repassar essa informação para outros veículos que ali passem.

 

Uma aplicação extremamente importante da tecnologia de comunicação V2X é aumentar a segurança nas estradas para ciclistas e pedestres. De acordo com o Relatório da Situação Global da OMS, em 2018 houve 1,35 milhão de mortes no trânsito e cerca de um quarto delas constituem pedestres ou ciclistas. O Vision Zero da Continental visa usar essa tecnologia sofisticada para nos levar a zero fatalidades, zero feridos e zero acidentes em nossas estradas. A prevenção de acidentes é um dos principais pontos focais do aumento da conectividade do carro e os engenheiros estão trabalhando para se aproximar dessa visão todos os dias. O Escudo Digital da Continental permite que o smartphone do usuário hospede um aplicativo de software que pode enviar a posição, direção e velocidade do indivíduo para um servidor. Esses dados são retransmitidos para veículos próximos e se os caminhos de viagem indicarem um risco, por exemplo, um carro virando às cegas em uma estrada com um ciclista, o sistema pode emitir um aviso e reduzir o risco de uma situação perigosa. Os usuários podem simplesmente usar a tecnologia que já possuem, tornando suas repercussões salvadoras inclusivas e generalizadas.

 

Como já vimos, os smartphones são cruciais na aplicação da conectividade do carro. Para promover isso, o aplicativo VoicR da Continental permite que os motoristas transmitam mensagens de voz para outros usuários próximos por meio de um canal público ou personalizado em tempo real. O estacionamento com manobrista automatizado permite até que os veículos passem por uma barreira e encontrem uma vaga de estacionamento gratuita enquanto o motorista espera no portão. Aplicativos adicionais incluem assistência rodoviária digital, que compartilha automaticamente os detalhes de GPS de um veículo no caso de um incidente e pode até entrar em contato com os serviços de emergência relevantes se os airbags forem acionados. A conectividade do Smartwatch também está aumentando, fornecendo acesso remoto aos recursos do carro, como partida / parada do motor e alerta de veículo roubado. Como tal, os smartphones se tornarão a chave para os carros e suas funcionalidades no futuro.

RECOLHENDO E APRENDENDO COM OS DADOS

Meios seguros de armazenamento e transferência de dados são cruciais para carros conectados.

Meios seguros de armazenamento e transferência de dados são cruciais para carros conectados.

À medida que a indústria automóvel gera quantidades cada vez maiores de dados, os serviços em nuvem tornar-se-ão cada vez mais importantes para armazenamento e transferência, satélites e servidores ganharão importância para acelerar a comunicação e a IA e o machine learning tornar-se-ão vitais para melhorar e simplificar os serviços. Os serviços em nuvem habilitam a chave de nuvem remota e fornecem acesso seguro a carros sob pedido, o que é vital para as plataformas de partilha de automóveis e a facilidade de uso. O vAnalytics da Continental é uma plataforma de serviço baseada em nuvem segura que reúne dados anónimos de uma variedade de fontes, obtém análises criteriosas e usa-as para resolver pontos problemáticos. As tecnologias Blockchain também aceleram a partilha de dados direta e descentralizada para que os dados possam ser partilhados de maneira segura e eficiente e possam informar com mais precisão as atualizações e serviços futuros.

 

O ContiConnect, um serviço para empresas de logística e gestores de frotas, comunica-se com sensores dentro de um pneu e é conectado em rede às instalações da empresa via satélite. Ele permite que os motoristas monitorem constantemente a perda de pressão do ar e evitem perfurações perigosas, ao mesmo tempo que reduz os custos de mobilidade para os gestores de frota. Os satélites também podem criar um ecossistema de mobilidade 3D e permitir atualizações pelo ar, o que levaria a soluções de atualização inteligentes para todo o veículo, desde o trem de força até os sistemas de infoentretenimento.

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