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7 dicas para corridas seguras

O atletismo converteu-se numa das actividades humanas mais praticadas em todo o Mundo, graças ao contributo de homens e de mulheres que se têm dedicado, ao longo dos tempos, com todo o seu empenho em prol desta modalidade.

1. CONSULTAR UM MÉDICO

Embora não seja obrigatório, deve ser consultado um médico sempre que se inicie a prática desportiva. Um exame médico desportivo pode ser a melhor forma de saber se está ou não apto para iniciar os treinos.

2. PLANEAR

É importante seguir um planeamento feito por profissionais de exercício físico que farão evoluir o atleta em termos físicos e emocionais, adaptando o planeamento à intensidade e objectivo de cada atleta, individualmente.

3. OSTEOPOROSE

Existem algumas doenças crónicas que podem inviabilizar a prática desportiva. Por isso é importante que consulte um médico assim que inicie os treinos. É desaconselhável que, indivíduos que padeçam de osteoporose pratiquem exercícios de impacto como a corrida, uma vez que a passada repetida várias vezes pode conduzir a um risco de fractura bastante alto.

4. EXCESSO DE PESO

Indivíduos com excesso de peso necessitam de cuidados adicionais, uma vez que estão mais susceptíveis a lesões articulares por sobrecarga. É muito importante procurar um plano de treino adequado, com volume de treino e intensidade correcto.

5. LESÕES

Em qualquer desporto, o risco de contrair uma lesão existe. É necessário que, sempre que se sofra uma lesão ou se sinta uma dor, o atleta pare o treino e tente perceber do que se trata. Nenhuma dor é normal e, a não paragem pode agravar uma lesão ou até mesmo torná-la crónica. Deve tentar perceber quais os sintomas e o tipo de dor que sente e procurar um especialista.

6. PISO DE CORRIDA

Todos atletas devem treinar maioritariamente no mesmo piso da competição na qual irão participar. No entanto, é também fundamental o treino noutro tipo de pisos, para o desenvolvimento de adaptações crónicas a todos os tipos de pavimentos. Porém, não é aconselhável treinar em pisos irregulares como paralelos, uma vez que aumenta o risco de lesão por entorse nos pés e joelhos.

7. SEGURANÇA DURANTE O COVID-19

Para evitar o risco de contágio, durante esta fase pandémica aconselhamos todos os atletas a correrem sozinhos ou apenas com outra pessoa, mantendo sempre a distância de segurança e as indicações recomendadas pelas autoridades sanitárias nacionais.


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