# Fundamentos dos Pneus

"Ingredientes" dos pneus

De que são feitos os seus pneus?

É fácil desvalorizar os pneus, mas esse anel preto na roda do seu carro contém muito mais do que apenas simples borracha. Na verdade, é uma mistura complexa de diferentes borrachas - naturais e sintéticas - além de uma série de outros produtos químicos e materiais de construção. Habilmente misturados e combinados, os nossos compostos de borracha são sofisticados o suficiente para uma variedade de condições de condução.

Em média, um pneu moderno de um carro de passageiros contém até 25 componentes e até 12 compostos de borracha diferentes. Tudo começa com borracha natural extraída de árvores especiais cultivadas em grandes plantações. Este líquido (látex) coagula com ácido, é limpo com água e prensado em fardos.

A borracha sintética, por sua vez, é criada num processo separado, usando uma mistura de produtos químicos em laboratório. Durante a fase de fabrico, estes fardos (naturais e sintéticos) são cortados, pesados e misturados com outros ingredientes de acordo com receitas precisas.

Não perca o fio à meada

A indústria têxtil fornece materiais básicos (fibras de raiom, nylon, poliéster e aramida) para o fabrico de cordões que servem de reforço dos pneus.

 

Continental Pneus feitos com Têxteis

Aço para reforçar

A indústria do aço fornece aço de alta resistência. Isto serve como matéria-prima para o fabrico de cintas de aço (cordão de aço) e de armaduras do talão (cabo de aço).

Continental Pneus feitos com Aço

Um material para cada componente

Podemos dividir um pneu em componentes para ver onde se aplica cada material. Vamos começar na superfície da estrada e avançar para dentro.

  • Banda de rodagem - borracha natural e sintética
  • Coberturas contínuas da tela - nylon, embutido em borracha
  • Cordão de aço para coberturas da cinta - cordões de aço de alta resistência
  • Camada do cabo têxtil - raiom ou poliéster com borracha
  • Revestimento interno - borracha butílica
  • Parede lateral - borracha natural
  • Reforço do talão - nylon ou aramida
  • Vértice do talão - borracha sintética
  • Núcleo do talão - cabo de aço embutido em borracha

Em números

Também podemos ver a quantidade de materiais usados. Vamos ver um dos modelos de verão mais populares da Continental.*

  • Borracha (natural e sintética) 41%
  • Enchimentos (negro-de-fumo, sílica, carvão, giz...) 30%
  • Materiais de reforço (aço, poliéster, raiom, nylon) 15%
  • Plastificantes (óleos e resinas)¹ 6%
  • Produtos químicos para vulcanização (enxofre, óxido de zinco...) 6%
  • Agentes antienvelhecimento e outros produtos químicos 2%

Obviamente, um composto diferente de materiais fornece propriedades diferentes para pneus diferentes. A mistura precisa de ingredientes é importante.

Materiais adequados à estação

A mistura de materiais usados num pneu dependerá da sua finalidade. Os compostos macios dos pneus de verão endurecem abaixo dos 7° C, comprometendo a aderência. Mas os moldes de inverno oferecem uma tecnologia especial que os mantém flexíveis e ajuda a manter a aderência - garantindo o melhor desempenho, mesmo em baixas temperaturas. Vive num clima ameno? Os pneus para todas as estações podem ser a solução ideal.

Materiais para um conforto silencioso

ContiSilent™ é uma tecnologia de redução de ruído desenvolvida pela Continental. Reduz o ruído interno em todas as superfícies da estrada. Como? Os pneus ContiSilent™ apresentam um amortecedor de espuma de poliuretano preso à superfície interna da área do piso com um adesivo. Independentemente da temperatura, a estrutura da espuma permanece intacta. Mesmo em altas velocidades, o amortecedor ContiSilent™ reduz os ruídos da estrada dentro do veículo até 9 dB(A).

 

Continental ContiSilent

Experimentado, testado e garantido

Um fabrico com materiais da mais alta qualidade permite à a Continental estabelecer padrões elevados - especialmente em segurança. Antes de qualquer inovação Continental entrar em produção, é testada intensivamente. O teste é realizado em todos os pneus de inverno e verão. É realizado em todos os tipos de condições climáticas e de superfície da estrada, usando os mais modernos métodos de teste e tecnologia de medição.

Cada teste segue um propósito simples: tornar a condução mais segura.

* 205/55 R 16 91V ContiPremiumContact 5
¹ A partir de 2010, estão em vigor limites obrigatórios rigorosos na UE, explicitamente para plastificantes classificados como prejudiciais à saúde. Graças ao uso de tipos alternativos de petróleo, os pneus Continental permanecem bem abaixo desses limites.

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A Continental fabrica pneus com materiais de alta qualidade; um carro de passageiros contém até 25 componentes e até 12 compostos de borracha diferentes.