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Know your tire types

Tipos de pneus

Conheça a diferença entre os vários tipos de pneus

Alguns factos: Diferentes tipos de banda de pneus

  • Os pneus de verão têm um composto de borracha dedicado que oferece excelente aderência e manobrabilidade em estradas secas e molhadas em condições mais quentes.
  • Os pneus de inverno oferecem excelente aderência em estradas cobertas de neve e gelo, bem como em estradas molhadas em climas frios.
  • Os pneus para todas as estações combinam as características dos pneus de verão e de inverno numa solução híbrida com os benefícios de ambos.
  • Os pneus 4x4 têm melhor tração em terrenos difíceis como lama, relva e neve, sem que a área do piso fique obstruída.

O pneu é muito mais do que um anel de borracha cheio de ar. É uma peça complexa de engenharia com muitas formas e feitios, projetada para enfrentar uma miríade de desafios. Veja aqui os diferentes tipos de pneus existentes no mercado e as vantagens específicas que estes podem oferecer ao seu veículo.

Existem duas áreas principais onde um tipo se distingue do outro - o composto de borracha e o padrão do piso. Estes, por sua vez, são determinados pelo ambiente e pelas condições em que o pneu é usado. Contanto que a tecnologia de pneus certa seja aplicada, pode ter a certeza que as rodas do seu carro ou jipe terão uma tração e manobrabilidade superiores.


Pneus de verão

Os pneus de verão têm um composto de borracha dedicado que oferece excelente aderência e manobrabilidade em estradas secas e molhadas em condições mais quentes. Têm também uma resistência ao rolamento reduzida e, portanto, fornecem uma maior eficiência de combustível e geram menos ruído na estrada.

O padrão da banda de rodagem de um pneu de verão é mais aerodinâmico do que o de um pneu de inverno, com menos ranhuras para desobstrução da água, maximizando o contato com a estrada. Consequentemente, o veículo tem tração e travagem superiores durante os meses secos de verão.

No entanto, estas mesmas características - o composto de borracha exclusivo e o design simples do piso - tornam os pneus de verão inadequados para as condições de condução no inverno. Quando a temperatura cai abaixo de 7 graus Celsius (45 graus Fahrenheit), o composto torna-se duro e quebradiço, e o desenho do piso não consegue lidar com neve ou gelo de maneira adequada.


Pneus de Inverno

Os pneus de inverno oferecem excelente aderência em estradas cobertas de neve e gelo, bem como em estradas molhadas em climas frios.
O composto do piso de um pneu de inverno contém mais borracha natural, por isso não endurece quando a temperatura cai abaixo de 7 graus Celsius (45 graus Fahrenheit). Em vez disso, permanece flexível em climas frios, para reduzir a distância de paragem durante a travagem.

O desenho do piso tem blocos mais profundos que se vão agarrar à neve e ao gelo para uma maior aderência. O pneu de inverno também tem muitas lamelas, que são excelentes para limpar água e lama do caminho do carro e mitigar o risco de aquaplanagem.
No entanto, os pneus de inverno não devem ser usados no verão. O composto é muito macio para asfalto seco, o que significa que se desgastará mais rapidamente. Além disso, o aumento da resistência ao rolamento levará a um maior consumo de combustível e zumbido na estrada.


Pneus para todas as estações

Os pneus para todas as estações combinam as características dos pneus de verão e de inverno numa solução híbrida com os benefícios de ambos. Para os condutores que vivem em regiões com inverno ameno (onde as temperaturas raramente caem abaixo de zero), os pneus para todas as estações podem ser uma alternativa. Os pneus para todas as estações da Continental oferecem segurança e desempenho premium. Além disso, os condutores podem poupar tempo e dinheiro e reduzir o esforço necessário para as trocas sazonais de pneus. Mas lembre-se, sempre, que os pneus de verão e de inverno são feitos sob medida para as condições relevantes.

Se não tem a certeza sobre a escolha certa do pneu, entre em contacto com o revendedor local para obter aconselhamento pessoal.


Pneus com tecnologia Run-flat

Os pneus Run-flat são uma das maiores invenções da indústria automóvel desde o advento do pneu pneumático ou a transição dos pneus de estrutura transversal. O que o torna tão revolucionário? No caso de um furo ou queda repentina na pressão de ar, um pneu Run-flat permanecerá totalmente operacional até que o condutor possa chegar em segurança a casa ou à oficina mais próxima.

A funcionalidade de um pneu Run-flat é garantida por paredes laterais reforçadas fortes e grossas, de modo a que possam ser acionadas temporariamente após um furo. Em geral, poderá viajar até 80 quilómetros (50 milhas) com um pneu furado. Mas, lembre-se, estes pneus não podem ser reparados, deve substituí-los por um novo assim que possível.


Pneus para jipe 4x4

Os pneus para jipe 4x4 apresentam um desenho da banda de rodagem mais espaçado do que os pneus de carro convencionais, principalmente um bloco da banda de rodagem maior e sulcos mais profundos. Os pneus padrão têm um desempenho fraco em superfícies como solo lamacento, pois a banda de rodagem enche-se rapidamente de lama e a roda começa a girar em falso, cavando o pneu cada vez mais fundo no buraco. Em comparação, os pneus 4x4 têm melhor tração em terrenos difíceis como lama, relva e neve, sem que a área do piso fique obstruída.

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