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Pneus todo-o-terreno

O que são pneus todo-o-terreno?

Está a planear sair do trilho com o seu carro, jipe ou SUV? Então os seus pneus terão de enfrentar todo um novo conjunto de desafios. Aderência adequada em estradas molhadas e secas ainda é necessária para as rodas todo-o-terreno, mas fatores adicionais como aderência em todo-o-terreno, resistência a furos e classificação de carga do veículo também entram em linha de conta.

Um bom conjunto de pneus todo-o-terreno pode transportar um veículo sobre rochas, pedregulhos, areia, sujidade, neve, lama e outras superfícies irregulares. Os pneus têm padrões de piso especialmente concebidos, e os sulcos entre os blocos do piso serão mais largos. Os pneus todo-o-terreno terão também paredes laterais reforçadas para uma maior resistência a furos.

No entanto, para um desempenho perfeito no asfalto, os pneus todo-o-terreno não podem competir com um bom conjunto de pneus de Verão. Isto porque os pneus todo-o-terreno têm uma área de contacto reduzida, pelo que há menos contacto com a superfície da estrada enquanto a roda gira. Utilizados em terrenos urbanos ou suburbanos, proporcionam ao seu jipe menos aderência e fazem mais barulho. Além disso, haverá uma queda substancial na eficiência de combustível.

Outra coisa a lembrar é que os pneus todo-o-terreno têm uma vida útil mais curta. Isto acontece porque se utiliza um composto de borracha mais macio para proporcionar aos pneus todo-o-terreno um desempenho adequado em todas as superfícies e trilhos. A média não é inferior a 65.000 quilómetros, mas alguns modelos podem alcançar uma quilometragem média de até 112.000 quilómetros.

Quais são os pneus todo-o-terreno adequados para si?


Pneus para todos os tipos de terreno: se o seu veículo muda frequentemente entre terreno irregular e estrada normal - por exemplo, num SUV que se desloca da cidade para o campo - então as rodas irão certamente beneficiar de pneus para todos os tipos de terreno. Estes pneus apresentam um design do piso cruzado que proporciona a durabilidade necessária para conquistar a sujidade, a gravilha e a relva, mas também permitem uma condução mais silenciosa e confortável em estradas asfaltadas. Note-se, contudo, que os pneus para todos os tipos de terreno são diferentes dos pneus para todas as estações do ano.


Pneus para terrenos lamacentos: Se as rodas do seu veículo se afastam, normalmente, para fora dos circuitos habituais e entram em terrenos desconhecidos, então os pneus para terrenos lamacentos são uma excelente escolha. Com padrões de piso mais agressivos, estes pneus oferecem uma aderência excelente em terrenos mais extremos, particularmente neve molhada e lama. Possuem também uma durabilidade incrível, com paredes laterais mais resistentes para absorver o impacto das rochas e os danos causados por outros perigos que surgem fora da estrada.


Pneus para a neve: Em regiões onde as condições são, predominantemente, de gelo e neve, considere a possibilidade de equipar as rodas com um conjunto de pneus de neve exclusivos. Estes pneus manter-se-ão macios e flexíveis mesmo em temperaturas negativas. A banda de rodagem terá também uma série de lamelas - pequenos sulcos e canais - que podem penetrar na neve molhada e no gelo para melhorar a tração quando se conduz em condições escorregadias.


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