A pressão dos pneus é um dos seus componentes mais vitais, independentemente do veículo em que estão montados. Se ainda não o faz, é importante verificar a pressão dos pneus todos os meses. A pressão certa do pneu garante tração e aderência ideais em qualquer terreno e garante mais quilometragem com menos consumo.
Vamos entrar em maior detalhe e perceber como encontrar a pressão correta dos pneus para o seu SUV, e o que deve considerar quando se trata de monitorizar a pressão dos pneus.
Transporta carga pesada? Ajuste a pressão dos pneus em conformidade
Infelizmente, não existe uma especificação universal que corresponda a todos os pneus. No entanto, como exemplo genérico, em caso de um SUV com carga relativamente baixa, o número andará à volta de 2,4 bar.
Há várias coisas a considerar ao ajustar a pressão. Se conduz o seu SUV ou CUV maioritariamente em estradas de asfalto - e não faz nada de invulgar na sua condução, tal como carregar cargas pesadas ou conduzir durante muito tempo - existem alguns locais rápidos e úteis para verificar a pressão dos seus pneus:
No entanto, no caso de carga pesada e uma longa viagem de carro, deve sempre consultar:
Este detalha a pressão recomendada para os pneus dianteiros e traseiros do seu veículo. Esta é a quantidade mínima de pressão necessária em pneus frios para suportar o peso do seu veículo. Provavelmente vai encontrar dois números: um para uso normal e outro para cargas totais. Se ainda assim não tiver a certeza, confirme com o seu profissional de pneus local.
Saiba onde encontrar a pressão dos pneus
Encontrará, também, a pressão recomendada para pneus 4WD no manual do fabricante do SUV, nas molduras das portas do veículo e na porta do depósito de combustível - tal como qualquer outro veículo. No entanto, é comum diminuir a pressão dos pneus em caso de circulação fora de estrada. Esta redução ajuda a reduzir a oscilação em terreno irregular e aumenta a área de contacto do pneu em terreno macio ou irregular. Isto ajuda a reduzir a resistência ao rolamento enquanto aumenta a aderência e, em geral, reduz as possibilidades de furo. No entanto, com uma pressão mais reduzida, não poderá conduzir tão rapidamente por causa do aumento de calor nos pneus.
Se tiver um SUV de 2008, ou mais recente, provavelmente terá um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS). Em muitos países são já obrigatórios, e a maioria dos carros novos vêm equipados com eles de série. Os sensores monitorizam continuamente a pressão dos pneus e alertam, através de um símbolo no painel, quando a pressão estiver perigosamente baixa.
Quando a luz TPMS acende, é necessário verificar a pressão de todos os pneus. Apenas um pode precisar de ar, mas é importante fazer uma verificação completa. A luz TPMS também piscará em caso de utilização do pneu sobresselente, sendo que o veículo não consegue detetar o sensor da roda original. Se verificou todos os pneus e não encontrou nada de errado, poderá haver um defeito no sistema TPMS.
Embora o sistema TPMS seja uma ótima maneira de o avisar sobre um furo, ainda é da sua responsabilidade verificar os pneus e estar consciente do seu estado, para que possa reagir com antecedência a problemas como desgaste irregular ou piso perigosamente baixo.
Regra geral, verifique a pressão dos pneus a cada duas a quatro semanas e sempre que fizer uma viagem longa ou carregar cargas pesadas.
A leitura será mais precisa se verificar a pressão logo pela manhã, antes de serem usados ou se não estiverem sob a luz direta do sol há muito tempo.
Em caso de dúvida, consulte o manual do fabricante do veículo. O manual especifica a pressão mínima necessária em pneus frios para suportar o peso do seu veículo.
Pode comprar numa loja de automóveis ou usar, gratuitamente, num posto de gasolina.
Coloque o medidor na haste da válvula e pressione com firmeza até que o som sibilante de fuga de ar pare. O medidor mostrará uma leitura da pressão; certifique-se de que corresponde à recomendação do fabricante. Se estiver muito alto, empurre a válvula para deixar sair um pouco de ar. Se a pressão estiver muito baixa, ligue o compressor de ar à válvula e encha o pneu até atingir o nível recomendado.