Produtos para Ligeiros / Van / 4x4

Posso levar o meu SUV para fora da estrada?

Os autênticos veículos todo-o-terreno precisam de tração 4x4 e pneus todo-o-terreno

Posso levar o meu SUV para fora da estrada?

  • Os únicos SUV que podem sair da estrada estão equipados com a funcionalidade 4x4
  • Os seus pneus de estrada apenas serão capazes de circular caso a estrada seja semelhante a uma estrada pavimentada
  • Se sair da estrada, certifique-se que está bem preparado

Em geral, a maioria dos SUV pode ir para fora da estrada, pelo menos até um certo grau. Para um desempenho todo-o-terreno adequado, os veículos utilitários desportivos com tração às quatro rodas e os pneus especificamente concebidos para todo-o-terreno podem enfrentar praticamente qualquer terreno. No entanto, se estiver a planear ir até um trilho de terra de vez em quando, provavelmente conseguirá fazê-lo num SUV crossover com tração integral e pneus todo-o-terreno ou talvez até mesmo com pneus de estrada.

Para mais informações sobre a diferença entre tração às quatro rodas e tração integral, leia esta explicação.

A seguir, certifique-se que conhece bem as condições e que tem os pneus certos antes de escolher a estrada menos utilizada...

On-road tires vs. off-road SUV tires

Como se identifica um pneu todo-o-terreno?

Tipos de pneus para todo-o-terreno

Conseguirá fazer uma certa quantidade de condução todo-o-terreno com pneus de estrada, mesmo que o seu veículo só tenha tração às duas rodas, desde que a superfície seja o mais semelhante possível à de uma estrada asfaltada. Por exemplo, um trilho de terra bem compactada até à sua cabana de montanha de fim de semana, a pista de cascalho que leva a um parque de campismo isolado e um caminho florestal até ao início de uma caminhada através de um parque nacional são todos admissíveis. Contudo, é preciso ter a certeza de que o estado do trilho é bom por várias razões:

  • A tração às duas rodas perderá tração assim que o solo ficar demasiado irregular ou a superfície estiver a deslocar-se e ficar insegura.
  • Os veículos utilitários desportivos que não estão preparados para todo-o-terreno têm normalmente uma suspensão mais rígida, que pode partir-se em condições extremas, como uma estrada não asfaltada e esburacada.
  • Os pneus de SUV de estrada são concebidos para um desempenho ótimo em estradas asfaltadas. A sua banda de rodagem lisa, a sua baixa resistência ao rolamento e a sua pequena superfície de contacto contribuem para a eficiência do combustível no asfalto, mas oferecem uma aderência reduzida em estradas não asfaltadas.
  • Os sulcos mais pequenos entre os blocos da banda de rodagem não são autolaváveis e podem ficar obstruídos com pedras, cascalho e lama, reduzindo ainda mais a aderência e a tração.
  • As paredes laterais dos pneus de estrada não são reforçadas da mesma forma que as dos pneus fora-de-estrada, pelo que rochas maiores ou outros obstáculos podem causar danos significativos, levando a possíveis furos nos pneus.

Para algo além do mínimo necessário de condução fora de estrada, mesmo que seja apenas em estradas não pavimentadas, a melhor escolha é a tração integral e os pneus todo-o-terreno concebidos para utilização em estrada/fora de estrada.

Os pneus certos para uma condução todo-o-terreno adequada

Se está a planear ir, realmente, onde nenhuma estrada o pode encontrar, apenas o poderá fazer com tração às quatro rodas com pneus todo-o-terreno especificamente desenvolvidos, tais como pneus para todos os tipos de terreno ou pneus para terrenos lamacentos. Quer esteja a rastejar pelas rochas, a andar nas dunas, a atravessar a lama ou a neve profunda, precisa de um veículo resistente que tenha sido construído para a tarefa em questão. Eis como escolher os pneus certos para o seu veículo com a ajuda da pesquisa de pneus Continental: [link para Pesquisa de Pneus]

  • Como todos os carros, os veículos utilitários desportivos requerem o tamanho certo de pneus, e os pneus certos para a estação do ano.
  • Uma vez introduzido o tamanho de pneu requerido e selecionados os pneus de Verão ou de Inverno, verá uma lista de modelos adequados. Pode escolher entre as gamas CrossContact™RX e CrossContact™ ATR, ContiCrossContact™ LX Sport, ContiCrossContact™ gamas LX 2, que oferecem todas as capacidades de todo-o-terreno em diferentes graus.
  • A sua escolha será determinada não só pelo tipo de condução que pretende fazer, mas também pela relação da condução todo-o-terreno/em estrada.
  • Por exemplo, embora o ContiCrossContact™ LX 2 ofereça uma tração excecional em utilização todo-o-terreno ligeiro, ao mesmo tempo que tem um bom desempenho em estradas asfaltadas, não é tão bemadaptado a pisos muito rochosos.
  • O CrossContact™ ATR , por outro lado, foi concebido para oferecer durabilidade, tração todo-o-terreno e aderência em várias superfícies todo-o-terreno, tais como cascalho e lama, o que o torna menos eficiente em termos de combustível para a condução prolongada em autoestrada.
  • O seu distribuidor mais próximo pode ajudá-lo a encontrar um pneu que atinja o equilíbrio perfeito entre o desempenho em estrada e as capacidades todo-o-terreno. [link para o localizador de Revendedores].
Lifestyle SUV on an unsurfaced road

Saiba o que fazer quando vai para fora da estrada

O que fazer e o que não fazer quando vai com o seu SUV para fora da estrada…


O que não fazer:

  • Não vá para fora da estrada num SUV que não tenha sido concebido para essas condições.
  • Não vá para fora da estrada com pneus que não foram concebidos para essas condições.


O que fazer:

  • Faça a sua pesquisa e certifique-se de que conhece as condições, assim como os pneus adequados para o terreno.
  • Informe-se sobre qual o estado do trilho antes de partir (caso tenha sido afetado por fenómenos meteorológicos recentes).
  • Verifique a pressão dos pneus, que normalmente precisa de ser diminuída antes de se aventurar em território rochoso, lamacento ou arenoso.
  • Verifique o piso e o flanco dos pneus quanto a danos antes e depois de sair da estrada.
  • Traga consigo um kit de emergência, especialmente em áreas mais remotas.

Pneus para SUV

Red SUV on a city road

Se está à procura de pneus novos para SUV, há uma série de coisas a considerar para garantir a segurança e a qualidade dos seus novos pneus.

Ler mais

Todos os SUV têm tração às quatro rodas?

Large SUV going off-road in nature

Nem todos os SUV têm tração às quatro rodas, Explicamos a diferença entre SUV, tração às quatro rodas e tração integral.

Ler mais

Pneus todo-o-terreno

Explore off the beaten track

Está a planear sair da estrada com o seu carro ou SUV? Se sim, os pneus terão que enfrentar novos desafios.

Ler mais