A banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contacto com a superfície da estrada. Se der uma vista de olhos nos diferentes pneus do mercado, notará uma grande variedade nos padrões da banda de rodagem.
Por que razão são tão diferentes? Porque o padrão da banda de rodagem tem um design exclusivo que otimiza a aderência e a manobrabilidade de um veículo em condições específicas. Tal como se vê nas séries policiais, os rastos deixados na estrada podem identificar a marca do pneu.
Cada banda de rodagem do pneu tem quatro partes que a constituem:
Em conjunto, as nervuras, os sulcos, os blocos do piso e as lamelas podem ser dispostos num padrão exclusivo para modular o desempenho do pneu em áreas críticas como ruído, manobrabilidade, tração e desgaste.
Isto, por sua vez, fornece aos fabricantes de pneus a capacidade de desenvolver padrões de piso que respondam às necessidades específicas de condução, tais como travagem em piso molhado, manobrabilidade em piso seco, resistência a aquaplanagem (hidroplanagem) e tração em gelo e neve.
Quantos padrões de banda de rodagem existem? Bastantes, diga-se. Mas, em termos gerais, podemos distinguir três categorias de padrão de banda de rodagem. Qual o padrão do seu carro?
O tipo de padrão mais comum é o simétrico; é adequado para pneus de automóveis de passageiros, mas não para uma utilização de elevado desempenho. Os pneus com este design têm nervuras contínuas ou blocos do piso independentes em toda a superfície da banda de rodagem e ambas as metades do pneu apresentam o mesmo padrão.
Características principais:
Pneus com padrões simétricos fornecem ao proprietário do veículo a maior flexibilidade para a rotação do pneu sem afetar o desempenho no dia a dia. São também silenciosos, duráveis e economizam combustível. No entanto, são menos adaptáveis à mudança das condições da estrada. Portanto, embora os padrões simétricos proporcionem uma aderência estável em estrada seca, não serão tão eficazes em condições de chuva como outros pneus.
Um pneu com um padrão de piso direcional é desenhado para rolar para a frente, apenas numa direção. Possui sulcos laterais que se encontram no meio da banda de rodagem do pneu, lembrando o formato de uma ponta de flecha. O seu propósito é mais do que uma estética desportiva, no entanto. Os sulcos em forma de V são mais capazes de resistir à aquaplanagem (hidroplanagem) em altas velocidades, deslocando a água de forma mais eficiente através do padrão do piso.
Um outro benefício da banda de rodagem direcional é a tração extra, que proporciona uma excelente manobrabilidade na neve ou na lama. Por esta razão, é muito provável que um bom pneu para todas as estações ou de inverno tenha um padrão de piso direcional. A tração extra é também útil para pneus de alto desempenho em veículos de elevada performance.
Características principais:
Algo a reter sobre os padrões direcionais, no entanto, é que a rotação do pneu se torna um pouco mais complicada. Só podem ser rodados verticalmente - por exemplo, da frente do carro para trás - caso contrário, o padrão ficará orientado na direção errada quando instalado numa roda do outro lado do veículo. Isso tornaria os benefícios da banda de rodagem inúteis.
Pode acompanhar a orientação correta usando o indicador de seta impresso na parede lateral do pneu. Está na mesma direção do padrão, apontando na direção correta.
Os pneus com padrão assimétrico apresentam dois designs de piso separados, um na metade interna e outro na metade externa do pneu. Parece invulgar, mas ambas as metades têm um propósito distinto.
A banda de rodagem interna do pneu é responsável pelo deslocamento da água e proteção contra a aquaplanagem (hidroplanagem). O piso externo do pneu possui blocos do piso rígidos para uma maior rigidez lateral, proporcionado uma elevada aderência em curva e na condução em superfícies secas, e um ruído interno mais reduzido. Essa combinação de recursos torna os pneus assimétricos especialmente populares para utilização em carros de altíssimo desempenho.
Características principais:
No entanto, assim como num padrão de pneu direcional, deve tomar-se cuidado com a rotação do pneu. A rotação vertical entre frente e traseira são as únicas opções. Os indicadores na parede lateral orientam uma montagem correta.
Ao comprar pneus novos, há que evitar misturar diferentes tipos, tamanhos ou marcas de pneus num único veículo. Para obter os melhores resultados, adquira marca e modelo de pneu idênticos aos que já estão montados, para manter as características de desempenho ideal.
Uma outra coisa a ter em mente ao substituir os pneus; substituir um par de pneus é mais seguro do que substituir apenas um único pneu. Os pneus mais recentes devem ser colocados no eixo traseiro e os pneus parcialmente gastos no eixo dianteiro.
Se tal não for possível, os condutores são aconselhados a garantir que o pneu de substituição tenha o mesmo padrão da banda de rodagem que o outro pneu no mesmo eixo. Misturar os padrões prejudicará as características de manobrabilidade do seu carro, podendo até ser perigoso.