# Fundamentos dos Pneus

O piso do pneu

Desenhos do piso e as suas variadas utilizações

Alguns factos

Diferentes tipos de piso

  • Os desenhos de piso simétricos proporcionam uma condução suave, alta estabilidade direcional e baixa resistência ao rolamento.
  • Os desenhos de piso direcionais fornecem uma elevada proteção contra a aquaplanagem, excelente manobrabilidade na neve e lama e uma ótima aderência à estrada em altas velocidades.
  • Os desenhos de piso assimétricos oferecem uma excelente manobrabilidade, alta estabilidade nas curvas e boa aderência em piso molhado.
  • Para manter a segurança e o desempenho ideais, sempre que possível evite misturar desenhos de piso dos pneus.

O piso é a parte do pneu que entra em contacto com a superfície da estrada. Se der uma vista de olhos nos diferentes pneus do mercado, notará uma grande variedade nos desenhos do piso.

Por que razão são tão diferentes? Porque o desenho do piso tem um design exclusivo que otimiza a aderência e a manobrabilidade de um veículo em condições específicas. Tal como se vê nas séries policiais, os rastos deixados na estrada podem identificar a marca do pneu.

O piso de um pneu é constituído por quatro partes: 

  • As nervuras são a secção elevada do padrão de piso, composta por blocos de piso; 
  • Os sulcos são canais profundos que correm circunferencialmente e lateralmente ao redor do pneu;
  • Os blocos do piso são os segmentos de borracha elevados que fazem contacto com a superfície da estrada;
  • As lamelas são ranhuras pequenas e finas moldadas nos blocos do piso.

Em conjunto, as nervuras, os sulcos, os blocos do piso e as lamelas podem ser dispostos num padrão exclusivo para modular o desempenho do pneu em áreas críticas como ruído, manobrabilidade, tração e desgaste.

Isto, por sua vez, fornece aos fabricantes de pneus a capacidade de desenvolver padrões de piso que respondam às necessidades específicas de condução, tais como travagem em piso molhado, manobrabilidade em piso seco, resistência a aquaplanagem (hidroplanagem) e tração em gelo e neve.

Quantos desenhos de piso existem? Bastantes, diga-se. Mas, em termos gerais, podemos distinguir três categorias de padrão de pisos. Qual o padrão do seu carro?

Image showing the tire tread.

Desenho de piso Simétrico

O tipo de desenho mais comum é o simétrico; é adequado para pneus de automóveis de passageiros, mas não para uma utilização de elevado desempenho. Os pneus com este design têm nervuras contínuas ou blocos do piso independentes em toda a superfície do piso e ambas as metades do pneu apresentam o mesmo padrão.

Caraterísticas principais:

    • Condução suave
    • Alta estabilidade direcional
    • Baixa resistência ao rolamento

    Pneus com desenhos simétricos fornecem ao proprietário do veículo a maior flexibilidade para a rotação do pneu sem afetar o desempenho no dia a dia. São também silenciosos, duráveis e economizam combustível. No entanto, são menos adaptáveis à mudança das condições da estrada. Portanto, embora os padrões simétricos proporcionem uma aderência estável em estrada seca, não serão tão eficazes em condições de chuva como outros pneus.

    Desenho de piso Direcional

    Um pneu com um desenho de piso direcional é desenhado para rolar para a frente, apenas numa direção. Possui sulcos laterais que se encontram no meio do piso do pneu e se assemelham ao formato de uma ponta de felcha. No entanto, o seu propósito vai além da estética desportiva. Os sulcos em forma de V são mais eficazes a resistir à aquaplanagem (hidroplanagem) em altas velocidades, deslocando a água de forma mais eficiente através do padrão do piso.

    Outro benefício do piso direcional é a tração extra, que proporciona uma excelente manobrabilidade na neve ou na lama. 

    continental padrão de piso direcional

    Por esta razão, é muito provável que um bom pneu para todas as estações (ou de inverno) tenha um padrão de piso direcional. A tração extra também é útil para pneus de alto desempenho em veículos de elevada performance.

    Características principais:

      • Alto nível de proteção contra a aquaplanagem
      • Excelente manobrabilidade na neve e lama
      • Excelente aderência à estrada em alta velocidade

      Algo a reter sobre os padrões direcionais, no entanto, é que a rotação do pneu se torna um pouco mais complicada. Só podem ser rodados verticalmente - por exemplo, da frente do carro para trás - caso contrário, o padrão ficará orientado na direção errada quando instalado numa roda do outro lado do veículo. Isso tornaria os benefícios do piso inúteis.

      Pode acompanhar a orientação correta usando o indicador de seta impresso na parede lateral do pneu. Está na mesma direção do padrão, apontando na direção correta.

      Desenho do piso Assimétrico

      Os pneus com padrão assimétrico apresentam dois designs de piso separados, um na metade interna e outro na metade externa do pneu. Parece invulgar, mas ambas as metades têm um propósito distinto.

      O piso interno do pneu é responsável pelo deslocamento da água e proteção contra a aquaplanagem (hidroplanagem). O piso externo do pneu possui blocos do piso rígidos para uma maior rigidez lateral, proporcionado uma elevada aderência em curva e na condução em superfícies secas, e um ruído interno mais reduzido. 

      continental padrao de piso assimetrico

      Essa combinação de recursos torna os pneus assimétricos especialmente populares para utilização em carros de altíssimo desempenho.

      Características principais:

      • Excelente manobrabilidade
      • Alta estabilidade nas curvas
      • Boa aderência em condições molhadas

      No entanto, assim como num padrão de pneu direcional, deve tomar-se cuidado com a rotação do pneu. A rotação vertical entre frente e traseira são as únicas opções. Os indicadores na parede lateral orientam uma montagem correta.

      Não misturar diferentes desenhos do piso do pneu

      Ao comprar pneus novos, há que evitar misturar diferentes tipos, tamanhos ou marcas de pneus num único veículo. Para obter os melhores resultados, adquira marca e modelo de pneu idênticos aos que já estão montados, para manter as características de desempenho ideal.

      Uma outra coisa a ter em mente ao substituir os pneus; substituir um par de pneus é mais seguro do que substituir apenas um único pneu. Os pneus mais recentes devem ser colocados no eixo traseiro e os pneus parcialmente gastos no eixo dianteiro.

      Se tal não for possível, os condutores são aconselhados a garantir que o pneu de substituição tenha o mesmo padrão do piso que o outro pneu no mesmo eixo. Misturar os padrões prejudicará as características de manobrabilidade do seu carro, podendo até ser perigoso.

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