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Patterns with a purpose

O piso do pneu

Padrões do piso e as suas variadas utilizações

Alguns factos: Diferentes tipos de banda de rodagem

  • Os padrões simétricos da banda de rodagem proporcionam uma condução suave, alta estabilidade direcional e baixa resistência ao rolamento.
  • Os padrões de piso dos pneus direcionais fornecem uma elevada proteção contra a aquaplanagem, excelente manobrabilidade na neve e lama e uma ótima aderência à estrada em altas velocidades.
  • Os padrões de piso assimétricos oferecem uma excelente manobrabilidade, alta estabilidade nas curvas e boa aderência em piso molhado.
  • Para manter a segurança e o desempenho ideais, sempre que possível evite misturar padrões de piso dos pneus.

A banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contacto com a superfície da estrada. Se der uma vista de olhos nos diferentes pneus do mercado, notará uma grande variedade nos padrões da banda de rodagem.

Por que razão são tão diferentes? Porque o padrão da banda de rodagem tem um design exclusivo que otimiza a aderência e a manobrabilidade de um veículo em condições específicas. Tal como se vê nas séries policiais, os rastos deixados na estrada podem identificar a marca do pneu.


Cada banda de rodagem do pneu tem quatro partes que a constituem:

  • As nervuras são a secção elevada do padrão de piso, composta por blocos de piso;
  • Os sulcos são canais profundos que correm circunferencialmente e lateralmente ao redor do pneu;
  • Os blocos do piso são os segmentos de borracha elevados que fazem contacto com a superfície da estrada;
  • As lamelas são ranhuras pequenas e finas moldadas nos blocos do piso.

Em conjunto, as nervuras, os sulcos, os blocos do piso e as lamelas podem ser dispostos num padrão exclusivo para modular o desempenho do pneu em áreas críticas como ruído, manobrabilidade, tração e desgaste.

Isto, por sua vez, fornece aos fabricantes de pneus a capacidade de desenvolver padrões de piso que respondam às necessidades específicas de condução, tais como travagem em piso molhado, manobrabilidade em piso seco, resistência a aquaplanagem (hidroplanagem) e tração em gelo e neve.

Quantos padrões de banda de rodagem existem? Bastantes, diga-se. Mas, em termos gerais, podemos distinguir três categorias de padrão de banda de rodagem. Qual o padrão do seu carro?

Padrão de banda de rodagem simétrico

O tipo de padrão mais comum é o simétrico; é adequado para pneus de automóveis de passageiros, mas não para uma utilização de elevado desempenho. Os pneus com este design têm nervuras contínuas ou blocos do piso independentes em toda a superfície da banda de rodagem e ambas as metades do pneu apresentam o mesmo padrão.

Características principais:

  • Condução suave
  • Alta estabilidade direcional
  • Baixa resistência ao rolamento

Pneus com padrões simétricos fornecem ao proprietário do veículo a maior flexibilidade para a rotação do pneu sem afetar o desempenho no dia a dia. São também silenciosos, duráveis e economizam combustível. No entanto, são menos adaptáveis à mudança das condições da estrada. Portanto, embora os padrões simétricos proporcionem uma aderência estável em estrada seca, não serão tão eficazes em condições de chuva como outros pneus.

tread_pattern_directional_global

Padrão de banda de rodagem direcional

Um pneu com um padrão de piso direcional é desenhado para rolar para a frente, apenas numa direção. Possui sulcos laterais que se encontram no meio da banda de rodagem do pneu, lembrando o formato de uma ponta de flecha. O seu propósito é mais do que uma estética desportiva, no entanto. Os sulcos em forma de V são mais capazes de resistir à aquaplanagem (hidroplanagem) em altas velocidades, deslocando a água de forma mais eficiente através do padrão do piso.

Um outro benefício da banda de rodagem direcional é a tração extra, que proporciona uma excelente manobrabilidade na neve ou na lama. Por esta razão, é muito provável que um bom pneu para todas as estações ou de inverno tenha um padrão de piso direcional. A tração extra é também útil para pneus de alto desempenho em veículos de elevada performance.

Características principais:

  • Alto nível de proteção contra a aquaplanagem
  • Excelente manobrabilidade na neve e lama
  • Excelente aderência à estrada em alta velocidade

Algo a reter sobre os padrões direcionais, no entanto, é que a rotação do pneu se torna um pouco mais complicada. Só podem ser rodados verticalmente - por exemplo, da frente do carro para trás - caso contrário, o padrão ficará orientado na direção errada quando instalado numa roda do outro lado do veículo. Isso tornaria os benefícios da banda de rodagem inúteis.

Pode acompanhar a orientação correta usando o indicador de seta impresso na parede lateral do pneu. Está na mesma direção do padrão, apontando na direção correta.

tread_pattern_assymetric_global

Padrão de banda de rodagem assimétrico

Os pneus com padrão assimétrico apresentam dois designs de piso separados, um na metade interna e outro na metade externa do pneu. Parece invulgar, mas ambas as metades têm um propósito distinto.

A banda de rodagem interna do pneu é responsável pelo deslocamento da água e proteção contra a aquaplanagem (hidroplanagem). O piso externo do pneu possui blocos do piso rígidos para uma maior rigidez lateral, proporcionado uma elevada aderência em curva e na condução em superfícies secas, e um ruído interno mais reduzido. Essa combinação de recursos torna os pneus assimétricos especialmente populares para utilização em carros de altíssimo desempenho.

Características principais:

  • Excelente manobrabilidade
  • Alta estabilidade nas curvas
  • Boa aderência em condições molhadas

No entanto, assim como num padrão de pneu direcional, deve tomar-se cuidado com a rotação do pneu. A rotação vertical entre frente e traseira são as únicas opções. Os indicadores na parede lateral orientam uma montagem correta.

Não misturar o padrão do piso do pneu

Ao comprar pneus novos, há que evitar misturar diferentes tipos, tamanhos ou marcas de pneus num único veículo. Para obter os melhores resultados, adquira marca e modelo de pneu idênticos aos que já estão montados, para manter as características de desempenho ideal.

Uma outra coisa a ter em mente ao substituir os pneus; substituir um par de pneus é mais seguro do que substituir apenas um único pneu. Os pneus mais recentes devem ser colocados no eixo traseiro e os pneus parcialmente gastos no eixo dianteiro.

Se tal não for possível, os condutores são aconselhados a garantir que o pneu de substituição tenha o mesmo padrão da banda de rodagem que o outro pneu no mesmo eixo. Misturar os padrões prejudicará as características de manobrabilidade do seu carro, podendo até ser perigoso.

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