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There are three things to know when buying new tires for your car: The size, speed rating, and load index.

Medida do pneu

Selecione o tamanho certo do pneu para o seu carro

Há três coisas que deve saber ao comprar pneus novos para o seu carro; o tamanho, a classificação de velocidade e o índice de carga. Escolher o pneu certo é muito importante para manter o desempenho, a segurança e a eficiência de combustível ideais.

Felizmente, todas estas informações são fáceis de encontrar. Pode localizá-las na moldura da porta do condutor do seu carro, dentro da tampa do depósito de combustível ou dentro do porta-luvas. Em alternativa, pode consultar a documentação do veículo e as especificações do fabricante do pneu.

Ao considerar o tamanho do pneu, existem duas regras simples a seguir.

Em primeiro lugar, os pneus de substituição devem ter o mesmo tamanho, índice de carga e especificações de classificação de velocidade recomendados pelo fabricante do pneu ou do veículo.

Em segundo lugar, os pneus de substituição nunca devem ter um tamanho ou capacidade de carga menor do que a especificação original.

Leitura da documentação do tamanho do pneu

O que significam todas estas letras e números? Aqui estão todas as informações sobre a parede lateral do pneu, rapidamente explicadas:

  • 1) A largura dos pneus em milímetros
  • 2) Altura percentual da parede lateral em relação à largura
  • 3) Construção radial
  • 4) Diâmetro da jante em polegadas
  • 5) Índice de carga (capacidade máxima de carga do pneu)
  • 6) Índice de carga (velocidade máxima do pneu)
  • 7) Pneu autónomo com tecnologia Run-flat
  • 8) Código de equipamento original Mercedes (serve como exemplo: encontra mais códigos EO aqui)
  • 9) Adequado para condições de lama e neve
  • 10) Em conformidade com as normas de segurança de veículos motorizados da Autoridade competente
  • 11) Semana de fabrico
  • 12) Ano de fabrico


A documentação fornecida com o seu veículo descreve os tamanhos de pneu recomendados para o seu carro. A compatibilidade é determinada de acordo com as dimensões externas - diâmetro / circunferência de rolamento e largura - e rotulada como indicador de tamanho de pneu normalizado na parede lateral.

Além disso, o tamanho deve estar de acordo com os requisitos do veículo em relação à classificação de velocidade e intervalo de carga. Juntos, o índice de carga e o índice de velocidade constituem a descrição completa dos pneus para automóveis de passageiros. Deverá corresponder às informações fornecidas nos documentos do veículo.

Índice de carga

A classificação do índice de carga é a capacidade máxima dos pneus para carro de passageiros, calculada a partir do intervalo de carga máxima permitida por eixo entre dois pneus.

Índice de velocidade

A classificação do índice de velocidade é também um fator relevante na escolha de um pneu. A capacidade de velocidade do pneu deve ser, pelo menos, equivalente à velocidade máxima do veículo. A sua classificação de velocidade indica a velocidade máxima permitida (com carga total) de um pneu, e se este é apropriado para o seu carro.

A escolha do tamanho correto do pneu

Faça a seleção do tamanho do pneu em estrita conformidade com os documentos do veículo e as recomendações do fabricante. Se o diâmetro combinado da roda e do pneu não corresponder corretamente, pode haver diferenças drásticas na altura de circulação e nas leituras do velocímetro.

Por exemplo, colocar rodas de 17 polegadas num carro que foi concebido para ter rodas de 14 polegadas mudará a altura de circulação. Isto significa que a carroçaria do carro estará mais acima do solo. Haverá também um ligeiro aumento na velocidade máxima e o velocímetro será menos exato. Por último, mas não menos importante, o carro vai acelerar mais devagar.

A mudança para tamanhos diferentes de pneus só pode ser feita em conformidade com todos os requisitos e regulamentos legais - além das recomendações dos fabricantes de veículos, jantes e pneus. No mínimo, a roda deve ter total liberdade de movimento circular e a capacidade de carga adequada do pneu deve ser respeitada.

A construção interna dos pneus instalados em qualquer veículo deve ser radial ou de estrutura transversal. A montagem de construções de pneus mistos (estrutura transversal e radial juntas) para carros, caravanas e outros jipes ligeiros é insegura e ilegal. A única exceção permitida é o uso de um pneu sobresselente para uma emergência.

Com relação à escolha de rodas ou jantes, aplicam-se as mesmas orientações.

Os condutores devem usar as rodas ou jantes padrão aprovadas pelo fabricante do veículo, conforme recomendado.


Substituição de menos do que quatro pneus

Para uma segurança e desempenho ideais, substitua os quatro pneus ao mesmo tempo. Embora seja possível trocar menos do que quatro pneus ao mesmo tempo, deverá seguir algumas orientações sobre o seu tamanho.

Se substituir apenas um ou dois pneus, por exemplo, certifique-se de que cada um é do mesmo tamanho e tem o mesmo índice de carga e classificação de velocidade conforme especifica o fabricante do carro.

Ao substituir apenas dois pneus, instale-os nas rodas do eixo traseiro. A razão para tal é que os pneus mais novos terão uma aderência muito melhor, especialmente em estradas molhadas, e reduzirão os riscos de aquaplanagem.

A substituição de apenas um único pneu não é aconselhável, pois pode ter impacto na suspensão ou transmissão do veículo e produzir desgaste excessivo na banda de rodagem do pneu. Mas se a substituição de apenas um pneu for inevitável, emparelhe o pneu de substituição individual com o pneu que tem a profundidade de piso mais pronunciada e, em seguida, instale ambos no eixo traseiro.

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