# Fundamentos dos Pneus

Os componentes dos pneus

Uma perspetiva interior sobre os componentes dos pneus

Os pneus modernos para automóveis de passageiros têm uma estrutura complexa. Os pneus de borracha que conduzimos hoje em dia são fabricados há mais de um século. A Continental tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dos atuais pneus radiais com cintas de aço, melhorando o seu design e a sua função. Continue a ler para descobrir como, à medida que analisamos o pneu moderno.

 

Os componentes dos pneus podem ser agrupados em dois elementos estruturais principais: O Piso (a parte que está em contacto direto com a estrada) e a Carcaça. Estes elementos são compostos por várias camadas.

Começando pela superfície do piso que está em contacto com a estrada e avançando até ao núcleo do pneu, vamos dar uma vista de olhos aos componentes individuais. Vamos também descobrir o papel que estes componentes desempenham.

Piso: Mantém-no na estrada

Comecemos pelas camadas exteriores que compõem o piso e a cinta do pneu. Este componente, essencialmente feito em borracha, envolve a carcaça e proporciona baixa resistência ao rolamento (eficiência energética), ótima manobrabilidade e longa durabilidade.

1. Piso:

Feito de borracha sintética e natural. Num pneu novo, esta superfície texturizada assegura elevada quilometragem, boa aderência na estrada e expulsão da água. Isto equivale a uma condução segura em todas as condições. O piso do pneu é a única área de contacto com a estrada e possui três áreas: 

  • Piso: Esta é a parte do pneu que está mais em contacto com a estrada. Proporciona aderência em todas as superfícies da estrada, resistência ao desgaste e estabilidade direcional.
  • Base: Por baixo do piso existe uma segunda camada de borracha, a base, que reduz a resistência ao rolamento e os danos na estrutura interna do pneu - a carcaça.
  • Ombros: Estas são as zonas limítrofes entre o piso e as paredes laterais do pneu.

A contribuição da Continental: em 1904, fomos o primeiro fabricante de pneus a introduzir um desenho no piso do pneu.

2. Cinta têxtil:

Esta camada, que fica diretamente por baixo do piso, permite conduzir a altas velocidades sem perder a estabilidade. lmagine juntar um bocado de fio à volta de uma bola, enrolando-o continuamente. A cinta têxtil é mais ou menos assim. Consiste num único e forte cordão de nylon, revestido a borracha. Esse cordão gira em espiral à volta da circunferência do pneu, de um lado ao outro, sem se sobrepor.

3. Cinta metálica:

As cintas metálicas resistentes proporcionam ao pneu uma rigidez para estabilizar a forma do pneu, e assim:

  • aumentam a fixação da forma e a estabilidade direcional;
  • reduzem a resistência ao rolamento;
  • aumentam o desempenho da quilometragem do pneu.

Carcaça: dentro do seu pneu

Agora vamos descobrir o interior do pneu, conhecido como carcaça ou invólucro. A carcaça amortece o pneu sobre a estrada e contém ar - funcionando como uma câmara-de-ar. É o ar – e não o pneu - que transporta a carga. É por isso que a pressão é tão importante. Qualquer pessoa que já tenha tido um pneu furado sabe bem disto!

4. Carcaça têxtil. Esta camada de tecido - nomeadamente raiom revestido a borracha ou poliéster - controla a pressão interna do pneu, suporta a carga e mantém a sua forma.

5. Revestimento interior. Uma camada de borracha butílica que cumpre algumas funções cruciais:

  • Veda a câmara interior do pneu cheia de ar, controlando a pressão dos pneus
  • Atua como uma câmara-de-ar nos modernos pneus radiais para automóveis, que não contêm câmara-de-ar.

6. Ombro. Faz a principal ligação entre a parede lateral e o piso do pneu. Feito em borracha natural, o ombro protege a carcaça dos danos externos e das condições atmosféricas.

Talão do pneu: a união do pneu à roda

Parte da carcaça, o  talão do pneu compõe o rebordo do pneu que assenta firmemente na ranhura da roda. É assim que o pneu é mantido no lugar na roda graças à pressão do ar. O talão é composto por três partes.

7. Reforço do talão:

Feito de nylon ou aramida - um tipo de fibra sintética forte e resistente ao calor. Esta cablagem fina:

  • reforça a estabilidade direcional;
  • facilita uma resposta de direção precisa.

8. Vértice do talão (Apex):

Um calço estabilizador em borracha sintética. O vértice do talão executa as mesmas tarefas que o reforço do talão, proporcionando ao mesmo tempo um conforto de direção adicional.

9. Centro do talão:

O centro do talão, constituído por fios de aço revestido a borracha. O núcleo assegura que o pneu assenta firmemente na jante.

Leia mais aqui sobre como estes componentes se associam no processo de construção de pneus.




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A Continental tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dos atuais pneus radiais. Continue a ler para descobrir tudo sobre os componentes presentes no interior de um pneu moderno.