Os pneus modernos para automóveis de passageiros têm uma estrutura complexa. Os pneus de borracha que conduzimos hoje em dia são fabricados há mais de um século. A Continental tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dos atuais pneus radiais com cintas de aço, melhorando o seu design e a sua função. Continue a ler para descobrir como, à medida que analisamos o pneu moderno.
Os componentes dos pneus podem ser agrupados em dois elementos estruturais principais: a montagem da banda de rodagem, da cinta e da carcaça. Estes elementos são compostos por várias camadas.
Começando pela superfície da estrada e avançando até ao núcleo do pneu, vamos dar uma vista de olhos aos componentes individuais. Vamos também descobrir o papel que estes componentes desempenham.
Comecemos pelas camadas exteriores que compõem a banda de rodagem e a cinta do pneu. Este componente, essencialmente feito em borracha, envolve a carcaça e proporciona baixa resistência ao rolamento, ótima manobrabilidade, longa duração e bom rendimento de quilometragem do combustível.
1. Banda de rodagem. Feita de borracha sintética e natural. Num pneu novo, esta superfície texturizada assegura alta quilometragem, boa aderência na estrada e expulsão da água. Isto equivale a uma condução segura em todas as condições. A banda de rodagem do pneu liga-se à estrada e ao flanco, e tem três áreas:
A contribuição da Continental. Em 1904, a Continental foi o primeiro fabricante de pneus a introduzir um padrão da banda de rodagem nos pneus da época.
2. Coberturas contínuas da tela. Esta camada, que fica diretamente por baixo da banda de rodagem, permite viajar a alta velocidade. lmagine juntar um bocado de fio à volta de uma bola, enrolando-o continuamente. As coberturas contínuas da tela são um pouco assim. Consistem num único e forte cordão de nylon, revestido a borracha. Esse cordão gira em espiral à volta da circunferência do pneu, de um lado ao outro, sem se sobrepor.
A contribuição da Continental. Um tecido de linho revestido a borracha utilizado para desempenhar esta função. Mas os fios cruzados esfregar-se-iam uns contra os outros, resultando numa vida mais curta do pneu. Em 1923, a Continental introduziu um novo tecido de cordas. Este tecido (descrito acima) apresentava cordas que corriam numa direção, mantidas no lugar por fios de apoio, revestidos a borracha. Os pneus que continham o novo tecido duravam muito mais tempo.
3. Cobertura da cinta com cordões de aço. Cordões de aço resistentes proporcionam ao pneu uma rigidez nesta camada, que:
Agora vamos descobrir o interior do pneu, conhecido como carcaça ou invólucro. A carcaça amortece o pneu e contém ar - funcionando como uma câmara-de-ar. É o ar – e não o pneu - que transporta a carga. É por isso que a pressão é tão importante. Qualquer pessoa que já tenha tido um pneu furado sabe bem disto!
4. Cobertura de cordão têxtil. Esta camada de tecido - nomeadamente raiom revestido a borracha ou poliéster - controla a pressão interna do pneu e mantém a sua forma.
5. Revestimento interior. Uma camada hermética de borracha butílica que cumpre algumas funções cruciais:
6. Flanco. A parede exterior do seu pneu - ligada à banda de rodagem pelo ombro do piso. Feito em borracha natural, o flanco protege a carcaça dos danos externos e das condições atmosféricas.
Parte da carcaça, o talão do pneu, compõe o rebordo do pneu que assenta firmemente na ranhura da roda. É aqui que o pneu é mantido no lugar na roda graças à pressão do ar. O talão é composto por três partes.
7. Reforço do talão. Feito de nylon ou aramida - um tipo de fibra sintética forte, resistente ao calor, esta cablagem fina:
8. Vértice do talão. Um calço estabilizador em borracha sintética. O vértice do talão executa as mesmas tarefas que o reforço do talão, proporcionando ao mesmo tempo um conforto de direção adicional.
9. Armadura do talão. O centro do talão, constituído por cabo de aço revestido a borracha. O núcleo assegura que o pneu assenta firmemente na jante.
Leia mais aqui sobre como estes componentes se associam no processo de construção de pneus.