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Imprensa

Continental realinha posicionamento da marca

01/02/2017
  • Patrocínios ao futebol aumentaram o reconhecimento da marca de pneus premium na maioria dos mercados europeus

  • No futuro a comunicação de marketing da marca será centrada na tecnologia e nas competências no sector automotivo

  • Nova campanha será lançada em fevereiro sob o lema “Mobilidade otimizada pela tecnologia alemã”

  • Em www.VisionZeroWorld.com a Continental apresenta uma vasta gama de conteúdo multimédia para enriquecer o tópico Visão Zero

Nikolai Setzer, Membro do Quadro Executivo da Continental e Diretor da Divisão de Pneus

Portugal, 1 de fevereiro de 2017. Depois do Campeonato Europeu de futebol UEFA EURO 2016TM, o fabricante de pneus Continental pode olhar com satisfação para os 21 anos como patrocinador oficial das seis provas mais populares a nível mundial – os campeonatos mundiais FIFA 2006, 2010 e 2014, os Europeus UEFA EURO 2008, 2012 e 2016 – e a Liga dos Campeões de 1995 a 2000. O patrocínio a eventos futebolísticos provou ser uma forma altamente eficaz de melhorar a visibilidade da marca de pneus premium Continental em quase todos os mercados europeus. “Estamos muitos satisfeitos com o impacto positivo a longo prazo do patrocínio a eventos de futebol profissional. Permitiu que nos destacássemos de uma forma apelativa entre vários concorrentes que, no final da década de 90, optaram sobretudo por associar-se a desportos motorizados e gerou um grande impulso no reconhecimento da marca nos principais mercados europeus”, disse Nikolai Setzer, membro do Conselho de Administração da Continental AG responsável pela Divisão de Pneus do quarto maior fabricante de pneus a nível mundial, com vendas superiores a 10 mil milhões de euros. “Quando o Europeu UEFA 2016 chegou ao fim, atingimos os objetivos de reconhecimento da marca que tínhamos definido para a plataforma de comunicação dada pelo futebol. Os níveis de notoriedade que atingimos permitem-nos agora dar o próximo passo estratégico e lógico com a nossa marca na Europa”, acrescenta.

“O nosso novo posicionamento é baseado na atenção que temos dado à segurança, proporcionando as mais curtas distâncias de travagem e foi concebido para ser combinado a longo prazo com a “Visão Zero” – zero mortes na estrada, zero feridos e zero acidentes. Em conjunto com a nossa Divisão de Chassis & Segurança pretendemos realçar o nosso contributo para uma maior segurança rodoviária proporcionada pelos sistemas avançados de apoio à condução, tais como ESC, AEB e o ABS, quando usados em conjunto com pneus topo de gama – uma missão em que trabalhamos todos os dias”, explica Setzer. Face a este cenário, o lema da nova campanha de marketing – “Mobilidade potenciada pela tecnologia alemã” – foi uma escolha óbvia. “Estamos convencidos que este é o posicionamento lógico para a Continental, porque nenhum outro fabricante de pneus ou fornecedor da indústria automóvel no mundo domina esta combinação exclusiva de tecnologia de pneus e competência a nível automotivo. É por isso que a nossa marca de pneus premium Continental se destaca hoje pela máxima segurança rodoviária e pretendemos reforçar esta posição no futuro. Assim, o know-how alemão em termos de tecnologia de pneus e engenharia automóvel será o centro não só dos nossos esforços diários de desenvolvimento, mas também das nossas atividades de comunicação”.

Silke Gliemann, Direção de Marketing e Comunicação na Europa, Médio Oriente e África

A nova campanha será transmitida em toda a Europa em diversos suportes - na televisão, na imprensa, nos pontos de venda e online -. A Continental planeia também fazer uma utilização ativa dos vários canais de redes sociais para entrar em diálogo com os condutores e outros utilizadores de redes sociais, explicando as vantagens das soluções de mobilidade que a empresa pode oferecer. “Para além disso criaremos uma presença mais moderna e importante, à medida que desenvolvemos uma campanha que acreditamos ser capaz de gerar mais flexibilidade do que no passado. Isto reflete-se, por exemplo, na maior variedade de seleção de imagens que usamos para ilustrar uma variedade de diferentes tópicos, o que nos ajuda a destacarmo-nos da concorrência no sector da substituição”, diz Silke Gliemann, que, em conjunto com a sua equipa, é responsável pela comunicação de marketing na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Assim, no futuro, vários cenários de condução serão realizados em diferentes locais para construir e aumentar a confiança nas soluções de mobilidade da Continental. A nova campanha foi concebida em conjunto com Serviceplan Campaign International GmbH & Co. KG em Hamburgo e será gradualmente divulgada em toda a Europa. A produção de spots televisivos foi feita pela Markenfilm GmbH & Co. KG, também sedeada em Hamburgo.

No que diz respeito à estratégia relacionada com conteúdos, tanto a nova campanha como o site do fabricante de pneus serão alinhados com a Visão Zero www.VisionZeroWorld.com. A oferta global incluirá um vasto espetro de conteúdo multimédia referente ao tópico da segurança rodoviária através de tecnologias de prevenção de acidentes. Juntamente com um novo formato trimestral da VisionZeroNews, existirão vários relatórios e artigos disponíveis sobre várias tecnologias, bem como vídeos e gráficos – alguns animados. Um foco contínuo de cobertura será, naturalmente, o envolvimento da Continental como parceiro exclusivo da área dos pneus da campanha da NCAP “Stop the Crash”, que procura divulgar precisamente as tecnologias de prevenção de acidentes, particularmente nas economias emergentes densamente povoadas. Do ponto da vista da Continental como empresa tecnológica, a Stop the Crash está idealmente alinhada com o futuro posicionamento, dado que a campanha é baseada no fornecimento de informação e na consciencialização ao familiarizar as pessoas com as diferentes tecnologias. Sob a égide da Global NCAP e das suas entidades regionais, a Stop the Crash adota uma abordagem de parceria envolvendo a maioria dos principais fornecedores automotivos do mundo e outras organizações, tais como o Automóvel Clube da Alemanha (ADAC) e tem como objetivo não só os decisores políticos e gestores de frota, também jornalistas e condutores.

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